Alunos do CR homenageiam mulheres que são inspirações em suas vidas

Neste mês, celebramos a luta histórica das mulheres a fim de ter suas condições equiparadas às dos homens, bem como contra o machismo e a violência. Para isso, a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Em comemoração à data, neste ano os professores e a coordenação do Centro de Ressocialização de Araçatuba – que tem como unidade vinculadora a Escola Estadual José Cândido – idealizaram o projeto “Mulheres que Inspiram…”, com o intuito de reconhecer e valorizar o papel da mulher na sociedade, além de despertar para a importância da participação da mulher na vida e no cotidiano dos reeducandos.

A professora coordenadora, Fabiana Sônego Miranda Jundi, explica que a participação ocorreu de forma espontânea e voluntária. Puderam ser homenageadas avós, mães, esposas, filhas, enteadas, tias, primas, irmãs etc. Os alunos poderiam elaborar poema, conto, crônica, narrativa, acróstico e artigo de opinião – desde que sendo apenas um texto e obrigatoriamente inédito.

As produções foram analisadas por uma comissão formada por profissionais da Educação. Dentre os critérios de avaliação estavam: criatividade, coesão, coerência, verossimilhança (no caso do conto e da crônica) e emprego das variedades urbanas de prestígio.

Fabiana Sônego ressaltou que, por ter sido uma atividade escolar interdisciplinar, ficou a cargo dos professores de todas as áreas de conhecimento contribuir com recursos materiais e intelectuais, como fatos, dados, imagens e textos para análise. Também couberam a todos os professores a correção, seleção e produção da arte final sobre o material escolhido.

Os alunos contemplados com os 1º, 2º e 3º lugares receberam certificados. Os 12 melhores textos foram publicados em um livreto. Todos as produções foram divulgadas por meio de uma exposição em pontos específicos das áreas de convivência do Centro de Ressocialização de Araçatuba.

Parabéns a todos os envolvidos neste importante projeto!

MULHERES QUE INSPIRAM – mural – anônimo

MULHERES QUE INSPIRAM-livreto-anônimo