Apresentações de escolas estaduais e palestras de especialistas marcam a culminância da Trilha da Educação Antirracista

No dia 24 de novembro, a Diretoria de Ensino da Região de Araçatuba promoveu a culminância da Trilha da Educação Antirracista da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no teatro da Unip, em Araçatuba.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Araçatuba, por meio das secretarias municipais da Educação e da Cultura, e da Câmara de Vereadores. Inclusive, a festividade integrou a programação da Semana da Consciência Negra de 2023, realizada pelo Município.

Foram realizadas palestras da professora e psicóloga Ana Paula Ferreira e da professora e historiadora Ângela Liberatti e apresentações de projetos da Educação Antirracista, promovidos por escolas estaduais jurisdicionadas à Diretoria de Ensino da Região de Araçatuba. O aluno Rian Matheus dos Santos Batista, da 1ª série da Escola Luiz Gama, fez a atividade de acolhimento.

 

PÚBLICO

Prestigiaram o evento, a vice-prefeita de Araçatuba, senhora Edna Flor, que também é secretária da Secretaria Municipal da Participação Cidadã; a supervisora de ensino Marina Pereira Bosco, que, na ocasião, respondia como dirigente regional de ensino em exercício; o vereador Wesley da Dialogue, 1º secretário da Mesa Diretora e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal; o chefe de Gabinete da Prefeitura de Araçatuba, coronel Deocleciano Borella Júnior; a secretária municipal da Cultura, Maria Teresa Assis Lemos Marques de Oliveira (Tieza); a secretária municipal da Educação, Silvana de Souza e Sousa; o secretário municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Sérgio Tumelero; o presidente da Associação Cultural Afro Brasileira de Araçatuba, Joaquim Januário Pereira; a diretora do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal da Cultura, Kelly Cristina Oliveira da Silva. Também estiveram presentes servidores da Diretoria de Ensino da Região de Araçatuba: supervisores de ensino, componentes do Núcleo Pedagógico e representantes de centros e núcleos.

O aluno Davi Silva Ribeiro Leite, do 9º ano do Ensino Fundamental da E. E. Luiz Gama, agraciou os presentes com a sua musicalidade, durante o intervalo.

O cerimonial da culminância da Trilha Antirracista ficou a cargo da jornalista e servidora pública Ágatha Urzedo, que contou com a parceria das estudantes Ana Júlia Sobrinho, da E. E. Doutor Joubert de Carvalho; Beatriz Pessoa da Silva, da E. E. Professor José Augusto Lopes Borges; Giovanna Ferreira, da E. E. Professor Ary Bocuhy; Izabela Moreira Monari Bispo, da E. E. Professora Nilce Maia Souto Melo; Júlia Dias Vieira, da E. E. Professora Altina Moraes Sampaio; Júlia Maria Guarinon, da E. E. Doutor Joubert de Carvalho; Lorena Cardoso Silva de Almeida, da E. E. Professor José Augusto Lopes Borges; Miriã Roque da Silva, da E. E. Professora Altina Moraes Sampaio nas apresentações das atividades das escolas estaduais.

 

APRESENTAÇÕES

Os alunos Luísa Vieira Figueiredo Bérgamo e Isaque Lescano Arello, da E. E. José Cândido, abriram as apresentações com “Vai na Fé”.

A E. E. João Arruda Brasil, de Guararapes, apresentou o monólogo “Eu, Mulher Negra, Pobre e Sonhadora”, de Carolina Maria de Jesus, com a aluna Maýra Santos da Silva.

As alunas Bruna Colla Souza dos Santos, Giovanna Renata Ferreira Leal dos Santos, Ana Clara Cavalli, Jeniffer Nicolly Dantas, Lorrayne Ingred Oliveira Domingues, Yasmim Shyara Gonçalves Bueno, Evellyn Carvalho de Jesus e Sabrina Morais dos Santos, da E. E. João Arruda Brasil apresentaram a coreografia “Minha voz”, com a música “Amarelo, Azul e Branco”, de Ana Vitória.

A música “Canto das três raças” foi interpretada pela aluna Evellyn Carvalho de Jesus, da E. E. João Arruda Brasil.

“O Empoderamento da Mulher Negra na Unidade Escolar” foi o tema da apresentação dos alunos Júlia Dias Vieira, Miriã Roque da Silva e Heitor da Silva Jesus, da E. E. Professora Altina Moraes Sampaio, de Araçatuba.

O evento também contou com a coreografia “Triste, Louca ou Má”, da E. E. Professora Ary Bocuhy, de Araçatuba. A música foi cantada pela aluna Laura Luara. A coreografia foi feita pelas estudantes Ana Sitta Lameo, Emanuelle Soares, Gabriela de Souza Silva, Ingridy Vitória e Juliana Queren.

A E. E. Doutor Clóvis de Arruda Campos apresentou Negritude em Cena: uma Performance Reflexiva sobre Racismo Estrutural Feminino, com 42 alunos.

A próxima peça foi da E. E. Professor Genésio de Assis, de Araçatuba. O monólogo “E eu não sou mulher?” foi apresentado pelos alunos Anna Clara Pardin da Paz, que foi a narradora, Danielly Gomes Mariano de Lima, que foi a atriz, e Eduardo Henrique Machado Pires, o apresentador.

Os alunos João Márcio Oliveira Nascimento, Kássio Vinícius dos Santos Brilhante e Pablo Henrique Alcântara Moreira, da Escola Estadual Professor Genésio de Assis fizeram uma apresentação de capoeira.

A aluna Ingridy Vitória, da E. E. Professor Ary Bocuhy, encenou o monólogo “Eu Sou”, de Carolina Maria de Jesus.

A aluna Beatriz Pessoa da Silva, da E. E. Professor José Augusto Lopes Borges, de Araçatuba, apresentou o projeto “Por uma Escola Antirracista”.

Também da E. E. Professor José Augusto Lopes Borges, a aluna Lorena Cardoso Silva de Almeida, apresentou seu projeto do Festival Afro Minuto.

“Ser Negra”. Foi a peça de teatro que os alunos Anna Clara dos Santos Silva, Aliandra Quintino, Bruno Octávio Moura Marques, Natan Araújo Silva, Vitória Souza Martins e Gabriella Brandão, da E. E. José Cândido, apresentaram.

A E. E. José Cândido também levou um musical. “Jerusalema” foi apresentado pelos alunos Gabriella Mazarim, João Pedro Soratto, Júlia Menezes, Luís Guilherme Roberto da Silva, Mariana Vitória da Silva Resquin, Mariane Souza Menezes e Vinícius Fagundes.

O cordel foi tema da atividade da aluna Ana Júlia Sobrinho, da E. E. Doutor Joubert de Carvalho, de Araçatuba.

Também da E. E. Doutor Joubert de Carvalho, a aluna Júlia Maria Guarinon apresentou o projeto “Flink – Festival Afro Minuto: Glória Maria”.

A E. E. Luiz Gama levou o espetáculo de dança Racismo: o mal da sociedade, com as alunas Alícia Pereira Páscua, Eloá da Silva Leite, Maria Luísa Gabas de Pádua, Rafaela Stringheta Pereira, Rebeca Pavani Alves Garcia, Ana Letícia Postigo Roque, Sabrina Vitória Garcia Correa, Gabrielly Vitória Almeida Nascimento e Yasmin Moreno Barbosa.

A E. E. Manoel Bento da Cruz, de Araçatuba, preparou uma atividade sobre as obras literárias antirracistas “O Sol é para Todos”, “Sobrevivendo no Inferno” e “Lugar de Fala”. Os alunos participantes foram: Gabriel Martiliano Barrence, Lara Beatriz Pereira Cavalheiro, Lorena Vitória Silva Ferreira, Maria Eduarda Brandão Soares, Maria Júlia Santos Mendes, Milena Barbosa Reginaldo, Nara Júlia Paes Rego e Rafaella da Silva Pereira. Na sequência, eles também cantaram a música “A Paz”.

A obra “O Pequeno Príncipe Preto” foi o tema da apresentação dos estudantes João Pedro Ramos Silva, Liandra Caroline e Lucas Gabriel Vargas, da E. E. Professora Maria Apparecida Balthazar Poço, de Araçatuba.

Vitória Alves Chagas dos Santos, aluna da E. E. Professora Maria Apparecida Balthazar Poço declamou o poema “O Grito da Senzala”, de Gleison Mendes.

As alunas Ana Júlia de Souza Rodolfo e Maria Clara de Souza, da E. E. Professora Maria do Carmo Lélis, de Araçatuba, apresentaram uma dança afro.

Finalizando a programação, a E. E. Professora Vaniolê Dionysio Marques Pavan, de Araçatuba, apresentou o espetáculo de dança “Ginga”, da cantora Iza, com as alunas Sara Emanuelly de Souza e Wendy Vitória da Silva Arcain.