Hanna Beatriz Macedo, estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Manoel Bento da Cruz, de Araçatuba, foi classificada para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biologia 2021 (OBB). O professor Renato Tadeu Guerreiro foi o orientador dela.
“Eu faço questão de estimular meus alunos a participarem da OBB, até para que tenham conhecimento sobre a forma como são elaboradas as questões específicas e os temas em evidência. Assim, já é uma prévia para vestibulares e o Enem”, explica o docente.
A segunda fase foi realizada nesta sexta-feira (21/5). A lista de classificados para a próxima etapa deve ser divulgada no site da OBB até o dia 8/6/2021.
“Estamos muito satisfeitos, pois é nossa incumbência incentivar nossos alunos a aceitarem desafios e orientá-los para que alcancem o êxito, preparando-os integralmente para a vida”, considera a diretora da unidade escolar, Lidiane Hoshika.
A OLIMPÍADA
A Olimpíada Brasileira de Biologia é uma iniciativa do Instituto Butantan e é composta por provas nas fases 1, 2A e 2B, a ser realizadas de forma on-line.
Na fase 3, ocorre a Seletiva para as Olimpíadas Internacionais. Os(as) estudantes classificados(as) para a Capacitação/Seletiva Internacional serão capacitados(as) virtualmente, de 24 a 30 de junho de 2021, por uma equipe composta por pesquisadores e educadores do Butantan ou convidados por ele. Os(as) participantes capacitados(as) serão avaliados(as) e classificados(as) para as Olimpíadas Internacionais por meio de provas virtuais (teórico/prática), compostas por questões de múltipla-escolha elaboradas pela equipe Butantan.
Pode participar o(a) estudante regularmente matriculado(a) e cursando o ensino médio até dezembro de 2021, em qualquer escola pública ou privada, regularmente cadastrada pelo MEC. Caso seja classificado(a), será admitido(a) para a Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e a Ibero-Americana de Biologia (OIAB).