Três alunas de escolas estaduais de Araçatuba são escolhidas embaixadoras do CMSP

As estudantes Alice Leite Carvalho, Ana Clara Souza – ambas da E. E. Profª Vaniolê Dionysio Marques Pavan – e Beatriz Nascimento dos Santos, da E. E. Prof. Ary Bocuhy, foram selecionadas para compor a equipe de embaixadores do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP).

Elas foram classificadas na fase final do processo seletivo, concorrendo com mais de 500 estudantes de todo o Estado por vagas disponíveis para estudantes do 5º ano, do Fundamental II, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ana Clara e Beatriz pertencem à categoria do Fundamental II. Alice é do Ensino Médio.

As adolescentes vão representar todos os alunos das escolas jurisdicionadas à Diretoria de Ensino da Região de Araçatuba com seu protagonismo e como agente multiplicador das boas ações e do engajamento estudantil. Elas vão exercer o status de embaixadoras enquanto estiverem na rede pública estadual até dezembro deste ano, com possibilidade de prorrogação até 2022.

“Parabéns a Alice, Ana Clara e Beatriz! É um orgulho pra todos nós da Diretoria de Ensino da Região de Araçatuba. Nossas alunas mereceram a classificação para ser embaixadoras do CMSP: demonstraram habilidade comunicativa e muito protagonismo”, comemora a dirigente regional de ensino, Fátima Regina Preti.

APRESENTAÇÃO EM SÃO PAULO

Na quarta-feira (15/9), o CMSP realizou cerimônia de nomeação de 80 estudantes como seus embaixadores. O evento contou com a participação do Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, que realizou um bate-papo descontraído com os selecionados. Segundo o secretário, “agora os embaixadores também vão nos ajudar a aprimorar o Centro de Mídias. Esses estudantes são os líderes que fazem parte da Educação do estado de São Paulo”.

Os embaixadores selecionados receberão cursos, palestras e workshops voltados à educação mediada por tecnologias. Também poderão participar ao vivo das aulas do CMSP, junto com os professores, e dialogar sobre seus projetos profissionais e oportunidades nos meios digitais.

CONCURSO

O processo seletivo ocorreu nos meses de julho e agosto/2021. Cada escola poderia participar com dois alunos produzindo um vídeo de até um minuto, destacando as áreas curriculares de interesse, quais atividades foram desenvolvidas por eles com base nas aulas do CMSP e a motivação de querer ser um embaixador. Isso porque um dos critérios era a habilidade de falar em público. Também foram avaliados o protagonismo e a realização de atividades feitas a partir das aulas que são transmitidas pelo CMSP.

Na fase da Diretoria de Ensino, foram classificados os alunos:

Ensino Fundamental

Ana Clara Souza, da E. E. Vaniolê Dionysio Marques Pavan (Araçatuba);

Beatriz Nascimento dos Santos, da E. E. Prof. Ary Bocuhy (Araçatuba);

Gabriel Guedes Luiz de Almeida, da E. E. Profª Maria do Carmo Lélis (Araçatuba).

Laura Tegon, da E. E. Profª Arlinda P. Morbeck (Valparaíso);

Alice Leite Carvalho, da E. E. Vaniolê Dionysio Marques Pavan (Araçatuba);

Larissa Vitória, da E. E. Prof. Aimone Sala (Guararapes).

“Quero parabenizar e agradecer muito aos alunos que participaram do processo seletivo em todas as fases, assim como a todos das escolas que se desdobram para incentivar nossos estudantes”, ressalta a dirigente regional de ensino, Fátima Regina Preti.

SOBRE O CMSP

O Centro de Mídias da Educação de São Paulo é uma plataforma de aulas mediadas por tecnologia. Ela foi implementada em abril de 2020 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc). Pelo aplicativo, os estudantes têm acesso às aulas em tempo real, interagem e tiram dúvidas com os professores das suas turmas, que também podem transmitir aulas pela plataforma.