Sala de Recurso

Considerando as legislações vigentes, a SALA DE RECURSO É ESPECÍFICA PARA CADA TIPO DE DEFICIÊNCIA (TEA, DI, DA, DV, DF ou AH/SD), autorizadas separadamente. Da mesma forma, a FORMAÇÃO DO PROFESSOR ESPECIALIZADO também deve ser específica, ou seja, para atendimento de alunos com DI, o professor, necessariamente, precisa ter formação: habilitação/qualificação em Educação Especial na área de DI, para atender alunos com DA, o docente precisa ter formação: habilitação/qualificação na área de DA ou LIBRAS; para atender alunos com DV, precisa ter formação: habilitação/qualificação na área da DV e, assim sucessivamente. Em caso de dúvidas, favor contatar a Equipe de Educação Especial da Diretoria de Ensino.

A Sala de Recurso, definida como ambiente dotado de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos, visando ao desenvolvimento de habilidades gerais e/ou específicas, mediante ações de apoio, complementação ou suplementação pedagógica, salientamos que poderá funcionar com TURMAS DE 01 (UM) ATÉ 07 (SETE) ALUNOS da própria escola e/ ou de diferentes escolas; COM 10 (DEZ) AULAS, para cada turma, atribuídas a professor (a) especializado (a), para atendimento individual e de caráter transitório a aluno, ou a grupos de alunos, com, NO MÍNIMO, 02 (DUAS) AULAS SEMANAIS E, NO MÁXIMO, 03 (TRÊS) AULAS DIÁRIAS, POR ALUNO/GRUPO, na conformidade das necessidades avaliadas, devendo essas aulas serem ministradas em TURNO DIVERSO (contraturno escolar) ao de frequência do aluno em classe/aulas do ensino regular, sendo que cada Sala de Recurso poderá ter até 03 (TRES) TURMAS, distribuídas nos períodos da manhã e da tarde, conforme a necessidade da demanda escolar.

 

– Resolução SE 68/2017

– Resolução SEDUC 92/2021

 

Registros do Professor da Sala de Recursos

– Anexo I da Instrução CGEB, de 14/01/2015 (Avaliação Inicial)

– Anexo II da Instrução CGEB, de 14/01/2015 (Plano de Atendimento Individualizado)

 

Registro do Professor Especialista em Currículo

– Anexo III da Instrução CGEB, de 14/01/2015 (Acessibilidade Curricular)