Professores da E. E. Prof. Ary Bocuhy realizam aula criativa com Jogo do ASMD e TANGRAM

Alunos da 1ª série B e 2ª série A do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Ary Bocuhy, em Araçatuba, foram contemplados com uma aula de Matemática diferenciada.

Os professores Marco Aurélio dos Santos e Myriam Xavier da Silva utilizaram o Jogo do ASMD e o TANGRAM. Eles contaram com o auxílio do docente de Biologia Bruno Gabriel dos Santos Simão, que também é PCA (Professor Coordenador de Área) na unidade escolar.

“A aula foi realizada na sala de Ciências da Natureza, Matemática e Arte, que chamamos de laboratório seco. O espaço foi organizado em forma de U, ficando mais propício para a participação de todos”, conta Bruno.

Segundo ele, antes de o TANGRAM (sondagem inicial) ser trabalhado, foi elaborado e realizado o Jogo ASMD – que envolve as quatro operações básicas da Matemática: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão = ASMD.

OBJETIVOS

A intenção foi identificar o conceito de ângulo em situações problema, utilizar medidas e classificações desses ângulos e relacionar ângulos e suas medidas em triângulos e quadriláteros. Além disso, foi trabalhado o raciocínio lógico do aluno, no sentido de desenvolver a capacidade de pensar rápido para resolver as questões necessárias.

METODOLOGIA

De acordo com o PCA Bruno, as habilidades trabalhadas estão no caderno Aprender Sempre, de Matemática, da 1ª Série do Ensino Médio. Os estudantes puderam expor suas ideias sobre o que era o TANGRAM. Os professores promoveram contextualização entre o conteúdo e as vivências dos alunos, apresentando devolutivas construtivas e favorecendo a participação deles.

“Os estudantes saíram da aula muito felizes e afirmando querer retornar no outro dia para continuar as atividades. Demonstraram muito entusiasmo mesmo”, finaliza Bruno.