Professora da escola Licolina constrói site para dinamizar ensino aos alunos

Texto e edição: Ágatha Urzedo

Em tempos de aulas remotas, professores e alunos estão demonstrando sua capacidade de inovação e adaptação. Proatividade sempre foi muito importante, mas, neste momento, tornou-se imprescindível. Neste cenário, uma ação exemplar foi a da professora de História Jordana Zacarin. Ela desenvolveu um site a fim de fornecer material didático e o conteúdo da grade de ensino respectivo ao ano de cada aluno(a) da E. E. Profª Licolina Vilela Reis Alves, em Araçatuba.

Trata-se do https://sites.google.com/prof.educacao.sp.gov.br/aulasjordana/in%C3%ADcio.

“Criei a página por meio de uma conta institucional na ferramenta Google Sites. Assisti a vídeos com tutoriais e li apostilas on-line, apesar de já possuir algum conhecimento sobre programação e elaboração de conteúdos de web designer. Tudo elaborado de forma simples, mas estimulante, para que o(a) aluno(a) consiga realizar as atividades sem transtornos”, explica a docente.

 

De acordo com ela, a intenção é desenvolver uma metodologia dinâmica, de maneira que as atividades e o conteúdo didático incentivem os(as) estudantes a pesquisarem e interagirem mais. O site contém videoaulas, games educativos, análises de mapas conceituais, palavras-cruzadas, quizzes, quebra-cabeças, estudos de músicas e questionários interativos. “Também há um chat no Facebook, onde debatemos o assunto em pauta, sanamos dúvidas, além de oferecer complementos para a interatividade entre aluno(a)/professor(a) por meio de botões interativos que eu disponibilizei nas redes sociais”, ressalta Jordana.

A professora também conta que há um complemento de pesquisa Google inserido no site e link para as aulas on-line de todas as disciplinas, facilitando o acesso às aulas. “Disponibilizo no meu site os roteiros de estudos da escola, proporcionando não apenas as atividades da minha disciplina específica, mas auxiliando no que for possível para que todos os alunos possam participar de todas as atividades propostas pela escola.  Tenho muito orgulho do meu trabalho, pois ele é realizado com muita dedicação, pesquisa e foco em uma aprendizagem dinâmica e de qualidade, para contemplar os(as) alunos(as) com uma diversificação nas atividades e proporcionando uma aprendizagem de qualidade em tempos adversos como esse”, finaliza a docente.