Núcleo Pedagógico realiza ATPC on-line com professores e coordenadores

Texto e edição: Ágatha Urzedo

 

Com a intenção de oferecer suporte e formações aos coordenadores e aos docentes das 33 escolas estaduais jurisdicionadas à Diretoria de Ensino da Região de Araçatuba neste período de quarentena, todos os PCNP (Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico) estão promovendo ATPC (Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo) on-line. São realizadas sete ATPC às terças-feiras (Ciências Humanas), às quartas (Linguagens) e às quintas (Ciências da Natureza e Matemática). Dessas sete horas-aulas (45 minutos cada), duas (uma hora e meia) são ministradas pela EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação); duas (uma hora e meia) são de responsabilidade do Núcleo Pedagógico e três (duas horas e 15 minutos) são destinadas à escola. Para isso, estão sendo utilizadas as ferramentas Teams e Google Meet (para transmissão ao vivo).

Segundo Juliana Lucindo Ferreira, PCNP de Física, o objetivo principal é apoiar os professores de todas as áreas na continuidade da aprendizagem dos alunos durante o período de distanciamento social, buscando fortalecer as estratégias para a realização das atividades escolares não presenciais. “Nesta semana, basicamente socializaremos os planos de aula e os roteiros de atividade, analisaremos as habilidades priorizadas pela Secretaria de Estado da Educação e as aulas transmitidas no Centro de Mídias. Também falaremos sobre avaliação”, explica Juliana.

Willian Casari, PCNP de Matemática, afirma que todas as áreas do Núcleo Pedagógico estão focando no desenvolvimento das habilidades e nas estratégias de avaliação das atividades a distância. Willian conta que, por vezes, ele e outros PCNP gravam videoaulas com sugestões de atividades e demais orientações e postam nos grupos de WhatsApp e/ou no YouTube. “O intuito é sempre fortalecer os professores nas estratégias de aula não presenciais.”

O PCNP de Tecnologia, Jailto Bomfim, está realizando formações frequentes com os professores coordenadores para que estes auxiliem os professores na utilização dos recursos digitais, em especial o Google Classroom e o aplicativo Centro de Mídias da Educação de São Paulo. “Estou prestando atendimento a todas as escolas e aos professores que me solicitam. A partir desta semana, vou participar de capacitações com os outros PCNP em suas ATPC”, ressalta Jailto.

“Cada PCNP emprega uma metodologia. Nós, de Língua Portuguesa, estamos elaborando tutorais com o intuito de apoiar os professores. Mas muitos docentes estão tranquilos, dando aulas on-line em variadas plataformas Moodle, Zoom e Google Meet”, finaliza Edilene Bachega.