Núcleo Pedagógico apresenta live no YouTube sobre ferramentas do Google

Reportagem: Ágatha Urzedo

A Diretoria de Ensino da Região de Araçatuba, por meio do Núcleo Pedagógico, realizou – nos dias 28, 29 e 30 de julho, das 10h15 às 12h30 – uma live no YouTube sobre ferramentas do Google. Todos os professores coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) participaram, mas os palestrantes foram os PCNP Flávia Delbem, de Biologia; Jailto Santos Bomfim, de Tecnologia; Juliana Lucindo Ferreira, de Física; Marcel Alessandro de Almeida, de Matemática, e os professores Marco Antônio Souza (da E. E. Profª Purcina Elisa de Almeida) e Thiago dos Santos (da E. E. Profª Licolina Villela dos Reis Alves).

Segundo a PCNP Flávia Delbem, a live foi muito produtiva e bem avaliada pelos professores das diferentes áreas. “Pensamos em pauta que pudesse atender aos diferentes níveis de domínio à tecnologia pelos professores das diversas áreas do conhecimento. A participação dos professores Marcos e Thiago enriqueceu muitíssimo a discussão, pois eles trouxeram a visão da sala de aula em virtude de vivenciarem os desafios. Fechamos um ciclo de três dias de live com a agradável sensação de estarmos apoiando os professores à continuidade da aprendizagem dos alunos durante o período de distanciamento social”.

“Penso que a ação foi bastante proveitosa. É gratificante termos tido a oportunidade de alcançar muitos professores com diversos graus de conhecimento no uso das ferramentas digitais. Acredito que também os professores devem ter gostado bastante devido ao retorno dado por eles em nossas avaliações. Se possível, faremos uma live sobre outras ferramentas de uso pedagógico”, destaca o PCNP Jailto.

“Foi uma nova experiência para nós PCNP também. Primeira vez que realizamos nossa Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) por área, com todas as disciplinas juntas, e utilizando a ferramenta da live do YouTube. O trabalho em conjunto permitiu que as ferramentas que já vinham sendo usadas dentro das ATPC fossem mais exploradas, visto que todos contribuíram com aquilo que já traziam de experiência. A parceria com os docentes que estão na ativa potencializou a live, pois eles tinham mais conhecimento de causa para falar sobre muitos questionamentos e esclarecimentos sobre as aulas remotas”, ressalta a PCNP Juliana.

O PCNP Marcel explica que o objetivo das lives foi apoiar os docentes neste período que exige distanciamento social e considerável mudança nas estratégias de ensino. “Também foi uma boa oportunidade para nós da Diretoria de Ensino de Araçatuba utilizarmos diferentes meios de formação e comunicação com os professores da rede, com foco sempre na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Saliento que os professores Marcos e Thiago maximizaram a nossa formação e trouxeram o olhar de quem vivencia o cotidiano de trocas com os alunos.”

“Fiquei muito feliz com o convite para colaborar com o compartilhamento de conhecimentos, práticas e ideias. Achei muito bacana esse formato. Nós, do grupo de Ciências e Biologia, já havíamos feito algumas formações em ATPC. O que vejo como vantagem no formato para o Youtube é o alcance que esse material terá, além do professor poder acessar o vídeo com calma, pausá-lo, voltar para repetir algum passo e, assim, apropriar-se do uso dessas ferramentas digitais, que vieram para nos auxiliar nessa necessidade do ensino a distância. Espero que o material produzido possa ajudar nossos colegas!”, considera o professor Marcos Antônio.

O professor Thiago afirma que achou bem legal. “Foi uma oportunidade de compartilhar boas práticas, implementar padrões e ajudar quem precisa. Cada dia foi uma interatividade diferente, por conta do tipo de público relacionado a áreas distintas do conhecimento. Foi um prazer trabalhar em conjunto com os PCNP e com o professor Marcos, o que favorece o espírito de equipe. Vale lembrar que essa ação foi proporcionada tão somente por um período difícil pelo qual estamos passando, porém, conseguindo atravessar com a ajuda de parcerias e das ferramentas de tecnologias voltadas para a educação.”