Liderança e engajamento foram temas de formação realizada pela DE aos gestores de escola

A Diretoria de Ensino da Região de Araçatuba deu início, em 24/5, a formações mensais direcionadas aos diretores das escolas estaduais jurisdicionadas a ela, cujo eixo é a liderança. O tema da orientação técnica foi “Liderança e Engajamento no Contexto da Pandemia do COVID 19 para Promoção da Aprendizagem”.

Os supervisores de ensino Helder Macedo de Held e Marina Pereira Bosco e os PCNP (Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico) Flávia Cristina Delbem, Jailto Santos Bonfim e Sthefanny Teixeira de Moura foram os organizadores do evento, que ocorreu remotamente, pelo Microsoft Teams. Depois da abertura feita pela dirigente regional de ensino, Fátima Regina Preti, foram abordados os assuntos “Liderança na Gestão Escolar”, “Funcionalidades do CMSP para Apoio à Gestão Escolar” e “Projeto Ambiente Solidário”.

OBJETIVOS

A formação teve o intuito de estimular a compreensão sobre o papel de um gestor-líder e suas implicações, assim como a importância do acolhimento às pessoas como foco da gestão e da liderança. A intenção também foi a de incentivar o uso do CMSP (Centro de Mídias da Educação de São Paulo) nas ações de engajamento e busca ativa em tempo de pandemia e a atuação de forma integrada com a equipe escolar para o exercício de corresponsabilidade e a articulação com os projetos de vida.

LIDERANÇA

Durante o encontro virtual, os participantes puderam refletir sobre as seguintes questões: Qual meu perfil de liderança? Qual o perfil desejado pela minha comunidade escolar? Que habilidades técnicas e socioemocionais desenvolvo no cotidiano do gerenciamento escolar? Minha liderança está focada na resolução dos problemas somente do hoje ou tem uma visão de futuro para a escola? Considero estar em contínuo aprimoramento do acervo de repertórios de conhecimento, habilidades e atitudes necessários ao exercício da liderança?

BUSCA ATIVA

Para fomentar o engajamento dos alunos e o processo de busca ativa dos estudantes que não estão participando das aulas, nem realizando as atividades, os diretores compartilharam ações e experiências. Na reunião, foram apresentadas boas práticas neste sentido: uso de carro de som, parceria com artistas locais, utilização do aplicativo TikTok, parceria com rádios locais, vídeos gravados por alunos e professores e postados nas redes sociais das escolas etc.

CMSP

Os diretores tiveram mais orientações sobre as funcionalidades do Centro de Mídias da Educação de São Paulo: Turmas; Notificações; Transmissão ao Vivo; Compartilhamento de telas; Colaboração de Alunos e Professores; Uso do Chat e opções de administração; Playlist do Youtube.

AMBIENTE SOLIDÁRIO

Foram propostas ações estratégicas sobre o projeto. Os objetivos são: estimular a mudança de comportamento, o abandono de práticas nocivas de alto consumo e desperdício e adoção de práticas conscientes de consumo, promovendo os valores de sustentabilidade necessários à construção de uma consciência coletiva. Uma das etapas do projeto é o Concurso de Videoanimação, que será lançado em 27/5/2021.