Escolas estaduais realizam reuniões de pais por meio de webconferência

Texto e edição: Ágatha Urzedo

Imagens cedidas pelas escolas

 

Em respeito à necessidade de distanciamento social por conta da pandemia do Coronavírus e atentas à importância da interação com os pais e/ou responsáveis pelos alunos, as escolas estaduais jurisdicionadas à Diretoria de Ensino – Região Araçatuba estão promovendo as reuniões do primeiro bimestre de 2020 por webconferência.

De acordo com a professora coordenadora Renata Marques Bragança, da Escola Estadual Doutor Joubert de Carvalho (em Araçatuba), por meio do Google Meet, foi abordado com os pais/responsáveis sobre as atividades on-line e off-line. “Apresentamos os gráficos com a participação dos alunos, solicitamos apoio na Busca Ativa com amigos e vizinhos”, conta. Segundo Renata, também foi falado sobre as ações reestruturadas do MMR (Método de Melhoria de Resultados) para esse momento e sobre as estratégias que a escola está desenvolvendo no que tange ao apoio socioemocional com o Conviva (Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar). “Respondemos às dúvidas que os pais escreveram no chat e informamos que cada tutor(a) entrará em contato individualmente para falar sobre as notas. Recebemos muitos elogios dos pais aos professores. Enfim, ficamos bem felizes com o resultado”, destaca a coordenadora.

Na Escola Estadual Manoel Bento da Cruz (em Araçatuba), por exemplo, já ocorreram sete encontros virtuais pelo Google Meet. Uma por ano/série. “A adesão dos pais/responsáveis foi muito grande. Chegamos a ter reuniões com 150 pais participando, e a interatividade deles foi bem ativa”, comemora a vice-diretora da unidade, Ruth Lima. “Eles nos ouviram e, depois que abrimos para perguntas, quiseram saber mais sobre as atividades que os professores estão aplicando, como os filhos acessam as aulas e, principalmente, colocaram-se como parceiros da escola para cobrarem os filhos a fazerem as atividades e participarem ativamente das aulas”, complementa Ruth. Conforme ela, depois das reuniões, constataram que o número de alunos aumentou nas aulas do Google Classroom e no CMSP (Centro de Mídia da Educação de São Paulo).

Quatro reuniões digitais foram programadas na Escola Estadual Professor Genésio de Assis (em Araçatuba). Uma com os sextos anos e outra com os sétimos, uma com os oitavos anos e outra com os nonos anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio. “As reuniões têm sido muito produtivas. Um excelente momento de reflexão e oportunidade para sanar dúvidas e trocar ideias. Os pais estão expressando agradecimentos aos professores, palavras de gratidão por verem que os docentes vêm se dedicando muito”, relata a professora coordenadora Lidiane Hoshika. Conforme ela, foram exibidos manuais de como acessar o boletim escolar, como baixar e acessar o CMSP e suas funcionalidades (inclusive o Google Classroom), como resetar a senha do aluno e o passo a passo para ativar o e-mail institucional. Também foram divulgadas todas as plataformas em que eles podem acessar as aulas do Centro de Mídias (TV, YouTube e Facebook). “Lembramos quais os materiais foram entregues e que estão sendo utilizados pelos professores, sempre articulando plano de aulas, aulas do CMSP e caderno do aluno do segundo bimestre”, aponta Lidiane.

O diretor Helder Held, da Escola Estadual Professor José Augusto Lopes Borges (em Araçatuba), conta que a unidade escolar também promoveu reuniões com pais/responsáveis usando o Google Meet. Foram feitos sete encontros por série e ano. “Conseguimos reunir mais de 470 pais, ou seja, tivemos mais de 60% de participação”, comemora o gestor, “fiquei extremamente contente com a interatividade dos pais. As famílias foram orientadas a auxiliar na manutenção da rotina e no acompanhamento das atividades durante o isolamento”, explica Helder.

A Escola Estadual Professora Purcina Elisa de Almeida (em Araçatuba) realizou as reuniões de pais no dia 22/6, por meio do Google Meet. “A intenção foi acolher os pais e os alunos e reforçar as orientações para o processo de ensino-aprendizagem remoto. Também apresentamos a eles o Conviva, que é um programa do Estado que nos apoia para um ambiente de aprendizagem solidário e colaborativo”, explica a vice-diretora da unidade, Viviane Barbosa. Foram disponibilizados dois horários, a fim de que os pais/responsáveis pudessem escolher. No turno da manhã, às 9h e às 10h30 – para os alunos do Ensino Médio – e às 14h e às 15h30 – para os do Ensino Fundamental. Foram exibidos dois vídeos: um sobre a conscientização exigida neste período e outro sobre o Conviva. “Apesar da adesão dos pais não ter sido grande, os que estiveram presentes interagiram. Os professores que teriam aula no horário do encontro virtual também participaram. Foi muito bacana. Gostamos bastante”, ressalta Viviane. Segundo ela, a ideia agora é realizar outra reunião, mas fora do horário de expediente comercial, para que mais pais/responsáveis possam participar do encontro virtual. Já foi divulgado no grupo do Classroom, na página da escola no Facebook, nos grupos particulares que a equipe gestora possui com os pais/responsáveis.

Também utilizando os recursos do Google Meet, a equipe gestora da Escola Estadual Professora Vaniolê Dionysio Marques Pavan (em Araçatuba), realizou duas reuniões com pais/responsáveis. No dia 16/6, às 19h, com os sextos, sétimos e oitavos anos do Ensino Fundamental. No dia 17/6, às 19h, com os nonos anos do E. F. e as primeiras, segundas e terceiras séries do Ensino Médio. “Anteriormente, nós fizemos o convite nos grupos de WhatsApp e na página da escola no Facebook”, comenta a diretora da unidade escolar, Gleice Manzini. De acordo com ela, para sensibilização, foi apresentado um vídeo que fala de amor. “Depois, socializamos as atividades do primeiro bimestre: ações presenciais, aulas do CMSP e ações à distância, apresentamos gráficos das devolutivas dos estudantes e do número de alunos que conseguiram fechar o primeiro bimestre.  Como havíamos identificado anteriormente algumas dificuldades das famílias em conseguir acessar as atividades no drive e enviá-las pelo Google Forms, aproveitamos para sanar as dúvidas”, informa a diretora. Os pais/responsáveis também foram orientados sobre como acessar o CMSP e a respeito da importância de estabelecer uma rotina de estudos. Inclusive, foi fornecido um modelo a eles. “Uma mãe pediu a palavra e agradeceu a equipe e os professores pelo empenho e apoio prestado aos estudantes e as famílias. Ficamos muito felizes”, finaliza Gleice.