EE Altina Moraes Sampaio realiza I Feira de Linguagens

Nos dias 15 e 18 deste mês, a E. E. Altina Moraes Sampaio, de Araçatuba, promoveu a I Feira de Linguagens. As atividades realizadas pelos estudantes foram desenvolvidas durante as aulas dos componentes da área de Linguagens, no período do 1º semestre.

A abertura do evento foi feita pela Cia. de Artes Nissi, do Instituto Nissi de Missões, com o musical “Escola dos Bichos”. No espetáculo, foram apresentados temas como autismo, bullying, racismo, preconceito, abuso e depressão.

A Sala de Leitura da unidade escolar recebeu decoração especial para a ação, sob a coordenação da professora Heliana Helen dos Santos.

Com orientação da professora Daniela Marques Lopes (Língua Portuguesa/Língua Inglesa), a aluna Sofia Gonzaga de Lima Souza, do 6º A, elaborou uma cápsula do tempo. Quézia de Souza da Silveira e Brendha Epifanio Ferreira, do 9º A, trabalharam o poema Blackout, enquanto a estudante Júlia Barreto dos Santos e Silva, 6º B, ficou responsável pelo Mural Interativo – Padlet: Describe yourself.

Já o professor Diego José Solis Pacheco (Língua Portuguesa), coordenou o Jogo de Tabuleiro das Classes Gramaticais, feito por Lívia dos Santos Oliveira, e os Mapas Mentais, de Ana Julia Martins dos Santos, ambas do 8º B.

A turma do 6º B preparou a atividade Memórias e Histórias, e os alunos Júlia Caroline Paulista e Gustavo Henrique F. Cruz, do 7º B, apresentaram Instrumentos de Capoeira, com a orientação da professora Elisângela Reis Miranda Lourenço (Educação Física). A docente também foi responsável pelas atrações Maquetes e Pesquisas – de Matheus Martins de Abreu, do 7º B, Sofia Vieira e Mariely Lorrayne Elias, do 7º A, e Pedro Anjos e Pedro Vicente, do 7º C – e Material Adaptado, Franciely C. Oliveira Novaes e Maria Eduarda da Costa Bomfim, do 8º A. Professora Elisângela orientou ainda a mostra Aparelhos de Ginástica Rítmica, de Ana Carolina Santos e Isadora da Silva Jesus, do 7º C, Emanuela Subtil Rodio e Priscilla Cristina Nunes Santos, do 7º B, e Rayane Fernandes Barbosa de Melo, do 7º A.

A feira contou também com as atividades Pote das Emoções (alunos Maria Eduarda de Souza Ormundes e Thales da Silva Domingues, do 6º B); Texto Jogado (Maria Eduarda Rodrigues da Silva e Yasmin Vitória Gonçalves Garcia, do 7º A); Cortina de Pensamentos (Victória Kamilli Pavanelli Jorge e Heloísa Rufino da Silva) e Liberte uma Curiosidade (Lavínia Vitória Ferreira Gonçalves Valentim, do 8º A). Todos coordenados pela professora Luciane Cristina Mianni (Língua Portuguesa).

A Coordenadora de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento (CGPAC), Regiane Maria Alves (Língua Portuguesa) orientou A Música em Mim – pesquisa da Feceesp (Kauã Ferraz Rodrigues, do 9º A); Haicai; (Mariany Puorre de Aquino e Raquel Maíra Ferreira Sousa, do 9º A); Poema Embaralhado (Lorena Ferreira da Cruz, do 7º B); Zine – Fake News (Júlia Dias Vieira e Miriã Roque da Silva, do 9º A); Texto Recortado (Pedro Subtil Rodio, do 9º A); Jogo Interativo – Associação: Variação Linguística (Pedro Subtil Rodio); Origami (José Francisco Ordonhes Monteiro, Pietra Vitória Barbosa Cordeiro e Maria Clara Tavares Dossi, do 9º A) e Projeto Rabisco (Heitor da Silva Jesus, do 7º B).

Enquanto isso, a professora Silene Devides Furlan (Arte) coordenou Árvore das Notas Musicais (Mariana Estefen Vicente, Estela Carvalho de Souza, do 7º A); Museu da Infância (Lara Matos Alves, Maysa de Jesus Galvão e Yasmim Gomes de Moura).

“A Feira de Linguagens foi maravilhosa. Que seja a primeira de uma série, até que se torne tradição. Fiquei muito feliz e orgulhosa de constatar o talento, a técnica e a empolgação dos nossos estudantes e professores envolvidos no projeto”, ressalta o dirigente regional de ensino de Araçatuba, Helder Macedo de Held, que prestigiou o evento, ao lado da supervisora de ensino da escola, Marisa Coltri Lélis.