E.E. João Batista Botelho desenvolve aplicativo para facilitar o acesso dos estudantes

Edição: Ágatha Urzedo

 

Como uma solução alternativa aos canais oficiais oferecidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc), o servidor Alessandro Dias Pereira criou um aplicativo para auxiliar o acesso dos(as) estudantes às atividades propostas pelos professores. Alessandro é agente de organização escolar na E. E. João Batista Botelho, em Vicentinópolis (Santo Antônio do Aracanguá).

Para a elaboração do aplicativo, foi utilizada a plataforma Glide App, que permite adicionar e modelar as funções que ele terá, assim como os níveis de acessos que os usuários e administrador terão. O banco de dados é moldado por meio de uma planilha do Google, facilitando o desenvolvimento para quem tem um conhecimento intermediário das funções oferecidas.

No aplicativo, estão as pastas com os nomes das disciplinas e do(a) professor(a) responsável. Dentro de cada disciplina, estão disponíveis as salas por meio das quais os alunos acessam as atividades propostas pelo professor, no Google Drive.

Ao concluir a atividade, o(a) aluno(a) pode clicar na aba “Enviar Atividades” – optando em enviar para o e-mail pedagógico da unidade escolar ou para o WhatsApp da escola. Assim, o(a) docente receberá a devolutiva. “Isso mantém a integridade dos dados dos alunos e dos professores”, explica Alessandro.

Também dentro do aplicativo, alunos(as) e pais/responsáveis têm acesso à grade horária das aulas, propiciando um melhor gerenciamento e organização para que possam assisti-las. Há ainda links das plataformas do Google e do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP). A Proposta Pedagógica da E.E. João Batista Botelho e as boas práticas desenvolvidas pelos alunos e professores durante o ano letivo também estão no aplicativo, assim como a história da escola.

“Em breve, serão adicionadas mais funções que facilitem ainda mais a vida dos nossos professores e alunos, assim como a da comunidade de Vicentinópolis”, ressalta Alessandro.

A diretora da unidade escolar, Sirlei Aquino Zonta, disse que ficou muito satisfeita e orgulhosa com a criação do aplicativo: “Fico sempre muito feliz com o trabalho do Alessandro. Ele tem me ajudado muito com essas ferramentas, inclusive, têm vários arquivos no Google Drive que também nos auxiliam muito”.