Diretoria de Ensino de Araçatuba promove orientação técnica aos Grêmios Estudantis

Texto: Ágatha Urzedo

“Gestão Democrática e o Papel dos Grêmios no Atual Contexto”. Este foi o tema da orientação técnica realizada pela Diretoria de Ensino – Região Araçatuba com os alunos gremistas e professores articuladores das 33 escolas estaduais jurisdicionadas a ela. O encontro virtual ocorreu na manhã do dia 24/6, pelo Google Meet. Supervisores de ensino, diretores de escolas e PCNP (Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico) da DE de Araçatuba também assistiram e interagiram.

A dirigente regional de ensino, Fátima Regina Preti, fez a abertura da webconferência. Ela deu as boas-vindas às novas diretorias gremistas e apresentou o trabalho da Diretoria de Ensino. Na sequência, a supervisora de ensino Loize Bernardet de Carvalho – responsável pelos Grêmios – conversou com os estudantes. O PCNP de Geografia (que também é responsável pelos Grêmios) Antônio Gracino abordou sobre o papel e a importância dos colegiados e a elaboração de projetos e planos de ação no atual momento. Em seguida, a jornalista Ágatha Urzedo, executiva pública da Assistência Técnica da DE, levantou uma reflexão sobre o uso responsável da internet e das redes sociais: a liberdade de expressão e o cyberbullying. Antônio retomou a palavra para refletir a respeito do papel e a importância das diretorias gremistas e dos líderes de sala no engajamento dos estudantes diante do momento atual.

Também houve socialização, por parte de alunos e professores, de planos de ação e boas práticas de mobilização dos estudantes no atual contexto. Os adolescentes participaram bastante, por meio do chat e do microfone. “Fiquei bem feliz com a interatividade dos nossos gremistas”, comemora a dirigente regional de ensino, “os alunos demonstraram muito interesse pelos assuntos, comentaram, apresentaram sugestões. É gratificante perceber como eles estão engajados.”