Diretoria de Ensino de Araçatuba lança campanha ‘Cuidar do meio ambiente é um ato de cidadania’

Com o objetivo de estimular a prática da solidariedade e a conscientização para os cuidados com o meio ambiente, a Diretoria de Ensino da Região de Araçatuba promove a campanha “Cuidar do meio ambiente é um ato de cidadania”. A ação está sob a responsabilidade dos PCNP (Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico) Eliane Tavares D’Amore, Flávia Cristina Delbem, Rodolfo Ribeiro Chiccoli e Vicente Gobi Filho.

A campanha consiste no recolhimento de pilhas, baterias, tampas de garrafas pet e lacres de latas de alumínio. Depois, esses materiais serão doados para o Rotary Club de Araçatuba. Entretanto, a intenção é que a Diretoria de Ensino seja ponto permanente de descarte desses materiais recicláveis.

A Diretoria de Ensino também está incentivando a extensão da iniciativa nas escolas estaduais jurisdicionadas a ela. A campanha faz parte de um projeto maior, o “Ambiente Solidário”, composto por diversas ações relacionadas ao tema da “Educação Ambiental”. Foram indicadas duas ações estratégicas para cada eixo: coletiva seletiva, consumo consciente e educomunicação.

A ideia é que o projeto conte com um interlocutor na unidade escolar e – para a implantação, desenvolvimento e monitoramento das ações – com parceiros, que podem ser os líderes de turma, gremistas e professores da BNC (Base Nacional Comum) e dos componentes do Inova Educação. Até o final de cada bimestre, a escola deverá postar as evidências em um padlet.