DE de Araçatuba realiza mais uma formação virtual com Grêmios Estudantis

Texto: Ágatha Urzedo

“Gestão Democrática e o Papel dos Grêmios no Atual Contexto – Parte II” foi a segunda orientação técnica realizada pela Diretoria de Ensino da Região de Araçatuba neste ano. O evento ocorreu no dia 24 de julho, das 8h às 12h. O público-alvo foram os alunos das diretorias gremistas e interlocutores das escolas estaduais de Araçatuba, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso. A reunião ocorreu de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet.

O foco foi o fortalecimento das ações propostas no contexto atual, pensando sobre as possibilidades de apoio, estímulo e ações para colaborar com as escolas, com as famílias e com os estudantes no engajamento e na participação das aulas no Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) e na TV Cultura Educação, assim como na realização e entrega das atividades.

Depois das boas-vindas da Dirigente Regional de Ensino, Fátima Regina Preti, a supervisora Loize Bernardet de Carvalho e o professor coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP) Antônio Gracino, responsáveis por atuar junto aos grêmios estudantis, abordaram sobre o processo de posse e prorrogação de mandato nesse contexto de pandemia.

Eles também fizeram a devolutiva a respeito da elaboração de projetos e planos de ação referente ao primeiro semestre e propuseram desafios aos gremistas, para o segundo semestre, no sentido de colaborarem com o engajamento dos alunos em assistirem às aulas on-line e fazerem as atividades pedagógicas.

Na sequência, os grêmios estudantis socializaram seus planos de ação e boas práticas de mobilização dos estudantes no atual contexto: estratégias e ferramentas para estimular o engajamento, busca ativa e a conscientização da importância de continuar os estudos.