DE promove live com pós-doutoranda para professores da rede

Texto: Ágatha Urzedo

A Diretoria de Ensino da Região de Araçatuba contemplou os professores de Arte, Educação Física, Inglês e Língua Portuguesa com a live “Dez Técnicas para Diversificar suas Aulas e Alcançar Resultados”, das 8h30 às 10h desta quarta-feira (11/11). O evento foi ministrado pela professora doutora Maria Adriana Silva, pós-doutoranda pela Universidade de Aveiro (Portugal). O objetivo da palestra on-line foi oferecer uma formação diferenciada aos docentes durante a ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo).

A dirigente regional de ensino, Fátima Regina Preti, fez a abertura da live. A apresentação ficou a cargo da PCNP (Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico) de Língua Portuguesa Edilene Bachega Rodrigues de Viveiros. O PCNP de Tecnologia, Jailto Santos Bonfim, foi o mediador.

A professora Maria Adriana apresentou técnicas resultantes de sua pesquisa de pós-doutorado. Ela abordou sobre: Peer Instruction; plataformas adaptativas de aprendizagem; iniciação à programação; ferramentas de manipulação de texto e criptografia; gamificação; ferramentas de animação: pixtoon, toodoon, animaker e powtown; realidade aumentada; ensino híbrido; Google Cardboard e cultura maker.

“A live foi maravilhosa. Apesar de muitos professores já aplicarem as metodologias ativas, a palestrante reforçou técnicas e propôs outras. Os docentes interagiram bem com ela pelo chat”, conta a PCNP Edilene.

A docente pertence à rede estadual de ensino de Araçatuba, mas está afastada em conformidade com o Artigo 202 da Lei nº 10.261 de 28 de outubro de 1968 de São Paulo, para cursar o pós-doutorado em Portugal. Ela deve estar de volta em janeiro.