DE faz mais uma formação com professores coordenadores e professores coordenadores gerais

 

No dia 21 de maio, a Diretoria de Ensino da Região de Araçatuba realizou mais uma orientação técnica aos PC (Professores Coordenadores) e PCG (Professores Coordenadores Gerais) das escolas estaduais jurisdicionadas a ela.

A supervisora de ensino Renata Valéria Vilela de Oliveira Borella e os PCNP (Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico) Fabiana Patrícia Suart, Flávia Cristina Delbem e Marcel Alessandro de Almeida foram os organizadores do encontro virtual. Eles tiveram a colaboração do PCNP de Tecnologia Jailto Santos Bomfim. A reunião, que foi ministrada por meio da plataforma Microsoft Teams, também contou com a participação da dirigente regional de ensino, Fátima Regina Preti.

Os objetivos do evento foram subsidiar o PC e o PCG na análise do plano de trabalho e da rotina-agenda (Resolução SEDUC 3/2021), retomar o movimento metodológico da pauta formativa e qualificar a análise dos planos de aula e dos roteiros de estudos.

O ponto alto da formação foram as oficinas. Os PC e os PCG foram divididos em seis grupos. Cada equipe contou com um(a) mediador(a) – que conduziu a realização da oficina – e um redator(a), que registrou e socializou as respostas.

HISTÓRICO

Esta foi a terceira orientação técnica ministrada aos professores coordenadores e professores coordenadores gerais neste ano. A primeira ocorreu no dia 5 de abril e teve como objetivo subsidiar o diretor de escola, o PC e o PCG para análise aprofundada do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do Boletim do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), visando à elaboração do Plano do MMR (Método de Melhorias de Resultados). A segunda foi realizada no dia 16/4/2021, tencionando auxiliar o PC e o PCG na sistematização do acompanhamento, gerenciamento e monitoramento do Currículo, tendo como foco a gestão da sala de aula.

As reuniões continuarão a ser feitas mensalmente, com o objetivo de realizar um alinhamento com todos os professores coordenadores e professores coordenadores gerais dos temas desenvolvidos no Projeto de Acompanhamento Pedagógico Formativo.