DE e Ministério Público definem programação para o ‘Gestores da Paz’ em 2020

Texto, edição e fotos: Ágatha Urzedo

A Diretoria de Ensino – Região Araçatuba selou a continuidade da parceria com o Ministério Público Estadual, Espaço Interação e Secretaria Municipal da Educação no programa “Gestores da Paz”, que é realizado desde 2008. A dirigente regional de ensino, Fátima Regina Preti, reuniu-se – nesta quarta-feira (12/2) – com o promotor de Justiça da área da Infância e da Juventude de Araçatuba, dr. Joel Furlan, e com a secretária municipal da Educação, Silvana de Sousa e Souza, para conversarem sobre a programação do “Gestores da Paz” em 2020. Também estiveram presentes a supervisora de ensino Marisa Coltri Lélis – responsável pelo programa no âmbito da Diretoria –, a dirigente administrativa do Ensino Fundamental do município, Elizabeth Rossi De Grande, e a psicopedagoga Vivi Tuppy (coordenadora dos programas de Construção de Cultura de Paz em Araçatuba e região, junto à Associação Palas Athena – SP).

Ficou acordado que as reuniões do programa “Gestores da Paz” serão realizadas sempre na segunda sexta-feira de cada mês, das 8h30 às 11h30, no auditório do Senai (Serviço Nacional de Aprendizado Industrial), no bairro Aviação. O primeiro encontro deste ano deverá ser realizado no dia 13/3. O tema central será sobre o cuidar do professor. Além da palestra com o promotor, haverá explanação das equipes do CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial Infantil), do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas), do CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial Adulto) e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Segundo a dirigente Fátima Regina Preti, a realização desse evento é primordial. “É fundamental estarmos articulados com as instituições que atuam na proteção e nos direitos da criança, do adolescente e da família. Assim, garantimos um compartilhamento de informações, de sugestões e de apoio”. A dirigente ressalta que a parceria com o promotor da Infância e da Juventude, dr. Joel Furlan, e com a psicopedagoga Vivi Tuppy (que também é responsável pelo programa “Educadores da Paz”), tem sido fundamental para que o “Gestores da Paz” tenha continuidade.

A supervisora de Ensino Marisa Aparecida Coltri Lélis afirma que se sente imensamente feliz pelo fato da Diretoria de Ensino de Araçatuba desenvolver, desde 2003, o programa “Educadores da Paz” e, desde 2008, o “Gestores da Paz”. “São iniciativas consonantes aos princípios do CONVIVA SP. Desenvolvemos ações voltadas à prática restaurativa, cultura de paz, prática do diálogo, roda de conversa, articulação da rede de proteção à criança e ao adolescente. Sabemos o quanto é difícil mudar comportamento/cultura. Nem sempre o ritmo é o desejável, mas o CONVIVA SP provavelmente terá muito a contribuir”, considera a supervisora.

O PROGRAMA

O “Gestores da Paz” é composto por reuniões mensais para capacitação em cultura de paz, com todos os órgãos/instituições da rede de proteção social e de garantia de direitos da criança, do adolescente, da família e da comunidade. Há uma articulação entre os diversos segmentos e formação continuada com os princípios teóricos comuns, possibilitando um trabalho mais eficaz. Os representantes de cada setor são responsáveis por socializar a formação (estudos e informações) com os seus pares, bem como os acordos e procedimentos comuns estabelecidos nas reuniões.

O objetivo é discutir, construir e consolidar, em rede articulada, estratégias cotidianas de superação dos conflitos gerados pela violência sofrida pelas crianças, adolescentes e famílias de Araçatuba e região, tendo como base os princípios da Cultura de Paz propostos pela Unesco e os princípios que fundamentam a Justiça Restaurativa.

O público-alvo são: diretores de escola; professores mediadores das unidades escolares; Fundação CASA; Conselho Tutelar; Secretaria Municipal da Ação Social; CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); CRAS (Centro de Referência da Assistência Social); Secretaria Municipal de Saúde e Higiene; Comdica (Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente); faculdades; IAS (Instituto de Apoio Social); APAE; projetos “Lobato”, “Guri”, “Ação Jovem” e “Amor Exigente”; Câmara dos Vereadores; polícias Civil e Militar; Guarda Municipal, entre outros.