Combate ao cyberbullying é tema de planos das escolas estaduais para uma melhor convivência digital

Texto e edição: Ágatha Urzedo

 

Escolas estaduais jurisdicionadas à Diretoria de Ensino – Região Araçatuba estão realizando Planos de Melhoria da Convivência Digital e Combate ao Cyberbullying. Eles integram o plano do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – CONVIVA SP. Esse programa foi criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a proposta de que toda escola seja um ambiente de aprendizagem solidário, colaborativo, acolhedor e seguro, na busca da melhoria da aprendizagem. O CONVIVA visa identificar vulnerabilidades de cada unidade escolar para a implementação do Método de Melhoria de Convivência (MMC), além de atrelar ações proativas de segurança. Conheça alguns bons exemplos:

E. E. Dr. Clóvis de Arruda Campos (de Araçatuba)

A partir de uma análise feita pela equipe gestora com a Professora Mediadora Escolar e Comunitária (PMEC), Cristina Conceição de Carvalho Pasiani, do resultado do questionário Clima Escolar, o projeto começou a ser desenvolvido. O objetivo é sensibilizar os alunos sobre a importância do uso responsável das redes sociais, especialmente neste momento de distanciamento social. Para isso, estão sendo utilizados os aplicativos do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), Google Classroom, Google Forms, grupos de WhatsApp, Facebook, entre outros meios. A realização e o monitoramento do projeto ficaram designados à diretora, Marina Pereira Bosco, à vice-diretora, Kátia Pereira Silva e Sousa, e à PMEC. Elas contam com a parceria dos professores Andréa Moreira Blaya (Projeto de Vida e Tecnologia), Jorge Augusto Brandão Rosan (Geografia) e dos alunos dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, assim como dos estudantes Estefany Alves de Souza Garcia (1º série B) e Lwan Matheus de Barros Nascimento (9º ano C).

E. E. João Arruda Brasil (de Guararapes)

A professora Vanessa Cristina Costa de Souza está trabalhando o cyberbullying com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e da 3º série do Ensino Médio na disciplina de Tecnologia e Inovação. Por meio de leitura de texto, de tirinhas e de respostas de um questionário no Google Forms, os alunos foram levados a refletir e repensar certas atitudes e suas consequências na vida das pessoas, analisando sempre “E se fosse comigo?”, trabalhando a empatia. “Pela pesquisa, foi possível perceber que o cyberbullying está presente na vida e no convívio dos alunos e compreender a percepção que eles têm acerca dessa prática, permitindo que eu possa ter um norte para trabalhar e intervir com eficácia educativa de conscientização e prevenção sobre o tema”, explica a docente.

A professora Ana Maria Garcia de Brito conta que “os alunos do Ensino Fundamental tiveram uma abordagem mais lúdica, preventiva e educativa, focando nas habilidades socioemocionais. Assistiram a vídeos, leram notícias em sites, história em quadrinhos e responderam questões no formulário do Google, por meio das turmas de WhatsApp e Google Classroom no CMSP”. Para os alunos do Ensino Médio, foram empregadas práticas e vivências da adolescência, enfatizando causas e consequências, compartilhando experiências. Também assistiram a vídeos sobre cyberbullying, exercitaram a oralidade e a produção textual. Segundo a docente, “a todo tempo, os alunos foram levados à reflexão, pensando nas consequências e praticando a empatia”.

E. E. Prof. David Golia (de Valparaíso)

A equipe gestora ressalta que o cyberbullying não é uma prática recorrente na unidade. Mesmo assim, está desenvolvendo ações de prevenção a esse fenômeno, pois, segundo consta nos objetivos do plano de melhoria, “as pessoas, incluindo nossos alunos, estão mais conectadas e as relações humanas tornaram-se mais virtuais. Após analisar nossos dados no questionário do Clima Escolar, vimos a necessidade de se colocar em prática um projeto que vise, além da prevenção à prática de bullying no ambiente virtual – entendendo seus direitos e deveres – também a conscientização do uso produtivo dos ambientes virtuais, criando um crowdlearning (aprendizado coletivo para compartilhar o que se sabe e o que se ambiciona aprender)”. Assim, a escola está desenvolvendo atividades como vídeos, podcast e lives, envolvendo as famílias dos alunos. Esses materiais produzidos por estudantes, pais, professores e demais funcionários estão sendo compartilhados nas redes sociais.

E. E. Prof. Jorge Corrêa (de Araçatuba)

A ação “Cyberbullying: Delete esta Ideia” está sendo realizada a fim de promover a empatia nos alunos e o repúdio deles pela intimidação e outros conflitos na internet. Dentre as etapas do plano, estão: utilizar aulas de Tecnologia para orientar e refletir sobre as consequências legais e socioemocionais que o cyberbullying causa e, em parceria com o Grêmio Estudantil e os alunos acolhedores, criar vídeos para uma campanha nas redes sociais da escola com o intuito de combater a prática. A vice-diretora da escola, Mônica Meza, a professora de Tecnologia Denise Leite Peruzzo e o professor da Unesp e integrante do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) Raul Alves de Souza estão gravando um vídeo de abertura do projeto. Além disso, as professoras Mara Regina de Castilho e Tânia Cristina Oliveira de Souza tiveram a iniciativa de gravarem podcast sobre o cyberbullying, que estão postados no site da escola.

E. E. Prof. Genésio de Assis (de Araçatuba)

A professora de Química, Tecnologia e Matemática Sthefanny Teixeira de Moura descreve uma das ações realizadas com alunos das 1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio. Eles assistem às aulas relativas à Segurança na Internet e Cyberbullying, do CMSP, disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Il-JOWW2MOs e https://www.youtube.com/watch?v=bNh3rbAaVXA. Depois, ao filme Cyberbully, produzido pelo canal de televisão americano ABC Family, em 2011, e apresentado no Brasil pelo TeleCine, também disponível no Youtube: parte 1:  http://www.youtube.com/watch?v=vmYZ0NIlWP8 e parte 2:  http://www.youtube.com/watch?v=XhBYN8tNXxs&feature=fvwrel. Daí, os estudantes respondem a um questionário dentro de um documento de texto, com formatação pré-definida (para aprenderem a operar uma ferramenta de edição de textos), a ser entregue pela atividade na sala on-line do Google Suite, por e-mail ou por arquivo via WhatsApp.

A professora de Tecnologia e Inovação Ana Carolina de Souza Sapatera está proporcionando um bate-papo entre alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental, por meio do Google Meet, semanalmente ou pelo CMSP aba “turmas”. Os estudantes também confeccionarão infográficos sobre a temática. “O cyberbullying está entre os graves problemas no contexto da educação e da sociedade brasileira. Em tempo de distanciamento social, o tema torna-se ainda mais pertinente. Necessário oferecer aos alunos um plano de melhoria que visa permitir uma convivência digital saudável e o combate ao cyberbullying no período de atividades escolares remotas”, justifica a docente. Os alunos dos 7º anos do Ensino Fundamental também estão estudando o cyberbullying e transformando esse conhecimento em campanha contra a prática. Para isso, eles estão divulgando vídeo, criando histórias em quadrinhos, fomentando reflexões sobre o tema. Tudo sob a coordenação da professora de Tecnologia Miriam Gabriela Berte dos Santos.

E. E. Profª Purcina Elisa de Almeida (de Araçatuba)

O projeto teve início com um documento orientador referente ao tema. Foi feito um vídeo pela equipe de professores da escola para prevenção e reflexão sobre o cyberbullying. O professor de Tecnologia Carlos Eduardo de Moraes ficou responsável pela produção e direção. O objetivo foi esclarecer melhor o assunto para os alunos. “A partir disso, o trabalho continuará por meio de ações nos roteiros de estudos, mais precisamente pelos professores de Língua Portuguesa, Projeto de Vida e Tecnologia. Consideramos importante que o aluno esteja preparado e engajado no projeto”, ressalta a professora coordenadora, Arlete Marangon.