Com foco no protagonismo, DE promove mais uma formação aos diretores das escolas PEI

Qualificar a elaboração do Guia de Aprendizagem, refletir sobre a articulação entre o Guia de Aprendizagem e o Plano de aula e potencializar o monitoramento do Guia de Aprendizagem com enfoque na aprendizagem dos alunos. Estes foram os objetivos da orientação técnica realizada neste mês pela Diretoria de Ensino da Região de Araçatuba às equipes gestoras das escolas estaduais do PEI (Programa de Ensino Integral), por meio da plataforma Microsoft Teams.

O evento foi organizado pelos supervisores de ensino Helder Macedo de Held, Marina Pereira Bosco, Renata Valéria Vilela de Oliveira Borella e pelos PCNP (Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico) Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes e Juliana Aparecida Lucindo Ferreira.

REFLEXÕES

Os participantes da reunião foram estimulados a analisar as seguintes questões: Qual o papel da escola na vida dos alunos? “Os Projetos de Vida são como a espinha dorsal da escola do PEI” é uma expressão muito utilizada: como isso é articulado à ação de tutoria e à pedagogia da presença? Como as competências socioemocionais são manifestadas dentro dos guias de aprendizagem? O Guia de Aprendizagem é elaborado pensando em atingir as diferentes maneiras que o aluno aprende?

GUIA DE APRENDIZAGEM

Durante a formação, foi abordado sobre como se organiza o Guia de Aprendizagem, o tripé a partir do qual deve ser apresentado o conteúdo, os instrumentos de gestão, a elaboração do guia, a importância do uso do Guia de Aprendizagem, a relação entre o Guia de Aprendizagem e os princípios pedagógicos, entre outros assuntos relacionados. Também foram aplicadas atividades, a fim de que o grupo experimentasse, na prática, o que aprenderam na teoria.