Alunos falam da alegria e da saudade que estavam da escola no retorno presencial às aulas

As escolas estaduais jurisdicionadas à Diretoria de Ensino da Região de Araçatuba – localizadas em Araçatuba, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea e Santo Antônio do Aracanguá – retornaram, nesta segunda-feira (2/8), com o atendimento presencial aos alunos. As unidades escolares de Valparaíso voltaram a receber presencialmente os estudantes em 4/8, conforme decreto municipal.

“O nosso desejo é que o retorno às aulas presenciais seja excelente. Sempre cumprindo os protocolos de prevenção da COVID-19 e nos empenhando em acolher nossos alunos, professores e funcionários de maneira responsável e amorosa”, ressaltou a dirigente regional de Ensino, Fátima Regina Preti.

AIMONE SALA

Os professores e o Grêmio Estudantil da E. E. Professor Aimone Sala, de Guararapes, acolheram os alunos com atividades como “Círculo da Confiança”, “Linha do Tempo”, “Mural da Saudade” e apresentação de vídeo feito pelos gremistas.

“Eu amo a escola! Estou muito feliz por ter voltado e por rever meus amigos”, comemorou a aluna Júlia Dias, do 6º ano B.

ALTINA

“O bom da volta às aulas é que a gente pode ver os professores, ver os alunos e pode ter aquele convívio a mais com os amigos. É bom pode estudar com os professores junto pra poder tirar qualquer tipo de dúvida”, destacou o aluno Harley Poli Oliveira (de blusa azul, na foto abaixo), do 6º ano B da Escola Estadual “Professora Altina Moraes Sampaio, de Araçatuba.

João Vítor Silva Marques, estudante do 7º ano na escola Altina, disse que “a gente sente falta dos professores e dos amigos, então, é legal voltar as aulas e a gente poder reencontrar nossos professores e amigos”,

Na escola Altina, que integra o PEI (Programa de Ensino Integral), o acolhimento contou com a roda de conversa “A arte de sorrir cada vez que o mundo diz não”, em que os estudantes conversaram sobre seus sentimentos, mas sem expor a si próprios ou alguém em particular.

Também foi realizada a atividade “Mural da Saudade”. No espaço, puderam ser feitas homenagens a pessoas que partiram durante esse período, abordar as saudades de tudo que não se pode viver durante a pandemia: sonhos e projetos que não foram realizados etc.

ARTHUR CARRIJO

A Escola Estadual “Professor Arthur Leite Carrijo”, em Araçatuba, também trabalhou a saudade com seus alunos. Eles escreveram sobre o que ou quem sentiram ou sentem saudade e entregaram aos professores. Quem quis, pode socializar com os colegas. Também foi feito um mural onde os estudantes expuseram palavras que definissem “vida”.

“Eu gostei muito de volta pra escola, porque eu revi meus amigos e meus professores”, afirmou Giovanna Dias Floriano, do 2º ano A da escola Arthur Carrijo. Já Ana Carolina Moura Santos (de jaqueta preta em foto abaixo), do 2º ano B, comentou que “estava com muita saudade”.

JOÃO BATISTA BOTELHO

Na Escola Estadual “João Batista Botelho”, localizada em Vicentinópolis (Santo Antônio do Aracanguá), o primeiro dia de volta às aulas foi repleto de dinâmicas sobre amabilidade e outras competências emocionais voltadas para a aprendizagem e aos campos intrapessoal e interpessoal.

Letícia Ferreira Varollo, aluna da 2° série A do Ensino Médio, falou sobre o retorno presencial das aulas: “É poder socializar mais, ter mais esperança de que isso (pandemia) vai acabar; reencontrar os amigos. Meu sentimento é de alegria e de esperança”.

“Eu tô bem alegre por poder voltar a ter contato visual com os professores e meus colegas”, afirmou Bruno Savo Braga, da 1° série A do Ensino Médio.

OLÍMPIO CAMARGO

Em seu vídeo no TikTok, a aluna Ana Rebeka de Paula Ferreira, do 6º ano A da Escola Estadual “Professor Olímpio Camargo, de Bento de Abreu, ressaltou: “Voltar as aulas é retomar o conhecimento, o convívio com os colegas, a alegria de aproveitar o que de bom a escola nos dá. Existem mil motivos para que esta volta às aulas seja inesquecível. Somos nós, alunas e alunos, que fazemos da volta às aulas o evento mais importante do ano.”

Também do 6º ano A, e pelo TikTok, a estudante Maria Elisa Oliveira Coelho (de blusa cinza na foto abaixo) deu o recado: “Estamos terminando um momento de distanciamento. Já é hora de nós retornarmos. Na escola, teremos um novo normal, mas sempre com sonhos, descobertas, enfim, aprendizado. Estaremos bem alegres de estarmos juntos novamente na busca do conhecimento. Tendo o auxílio dos professores, incentivando e orientando nossos caminhos”.

PRUDENTE CORRÊA

Iasmim de Fátima Cardoso Garcia é aluna do 9º ano da Escola Estadual Coronel Francisco Prudente Corrêa, em Rubiácea. De acordo com ela, “é muita alegria poder voltar à escola, rever os amigos. Mas temos que tomar os cuidados e as medidas de proteção contra o Covid 19. Sempre se protegendo. Segurar pra não abraçar os amigos, né? Porque é muito bom ver e encontrar os amigos”.

Além do “Mural da Saudade”, o acolhimento da escola Prudente Corrêa também contou com uma atividade em que os estudantes refletiram sobre seus maiores desafios durante o isolamento social, momentos marcantes do período e o aprendizado que tiveram.

VICENTE BARBOSA

Em Valparaíso, a Escola Estadual Vicente Barbosa retornou com as atividades presenciais no dia 4/8, conforme o decreto municipal, também seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid 19. Segundo a equipe gestora, os alunos e professores demonstraram muita animação com a volta às aulas.

Ao serem recepcionados, os estudantes receberam os kits de proteção e um chocolate: “Para adoçar com esperança os dias que virão. Que seja um semestre cheio de esperança e bênçãos”, apontou a equipe gestora.