Alunos da E. E. Prof. Olímpio Camargo produzem podcasts pelo “Além da Escola”

Treze alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Olímpio Camargo, em Bento de Abreu, estão produzindo podcasts sobre o tema “Representatividade Deve ser Discutida na Escola?”. A ação faz parte do programa “Além da Escola” e está sendo acompanhada pela professora orientadora Laís Berti da Silva.

Os estudantes analisaram textos de relevância social e identificaram argumentos e contra-argumentos explícitos. Como missão, a docente propôs que os alunos escrevessem um texto argumentativo breve, buscando se posicionar sobre se a representatividade deve ser discutida na escola. Cumprida a tarefa, os alunos se dispuseram a gravar podcasts com o resultado de seus trabalhos.

O PROGRAMA

Por meio da tecnologia, estudantes da rede pública estadual estão tendo a carga horária ampliada, pelo programa “Além da Escola”. Focado em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio das escolas regulares, a iniciativa de ensino híbrido visa garantir a recuperação de aprendizagem de maneira dinâmica, propor projetos em grupo que resolvam problemas reais da escola e uma orientação de estudos personalizada. Foram fornecidos 500 mil chips com 3GB de internet.

A cada semestre, o grupo de alunos precisa desenvolver missões. São atividades e desafios práticos, com o objetivo de conectar os conhecimentos e habilidades trabalhados no programa “Além da Escola” com a realidade em que os alunos vivem.

ACOMPANHAMENTO

Os estudantes do “Além da Escola” têm acesso a conteúdos do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) e de outras plataformas educacionais parceiras, além de orientação de estudos com um professor duas vezes por semana, via chat do CMSP. O tempo extra de estudo varia conforme o período: até 1h45 por dia, caso os estudantes sejam do período diurno, e até 1h15, para matriculados no noturno.

Além do tempo individual de estudos, os estudantes também serão organizados em grupos de 8 e 12 estudantes para realizar projetos interdisciplinares. Caso todas as etapas do programa sejam concluídas, cada grupo receberá R$ 300 para utilizar na escola e tirar os projetos do papel.