Aluno da E. E. Dr. Clóvis de Arruda Campos cria RPG sobre Navio Negreiro

Ao participar do projeto “Piquenique Literário”, Victor Hugo Oliveira da Silva, da 3ª série A do Ensino Médio da E. E. Dr. Clóvis de Arruda Campos, teve a ideia de desenvolver um Role-Playing Game. O RPG é um jogo em que os participantes interpretam personagens fictícios para contar uma história de modo colaborativo.

O “Piquenique Literário”, feito pela professora Maria Eliane Francisco (de Língua Portuguesa, Orientação de Estudos, Redação e Leitura), consistiu em uma leitura compartilhada do poema “O Navio Negreiro”, de Castro Alves. Cada estudante leu um trecho escolhido e fez uma breve fala sobre a obra (autor, contexto, que mensagem transmite). Após cada leitura, abriu-se espaço para comentários, reflexões e perguntas dos colegas.

“De início, eu havia proposto que o produto desse projeto fosse a edição de um podcast. Porém, o Victor sugeriu elaborar um jogo de resistência (dos escravizados), já que o navio demorava em torno de 60 a 90 dias da África até o Brasil”, explica a professora Maria Eliane.

O RPG e seu manual estão disponíveis na Sala de Leitura para os alunos da E. E. Dr. Clóvis de Arruda Campos que queiram jogar na hora do almoço e em outros horários. Foram providenciados muitos exemplares. Também foi feita uma divulgação do game nas salas de aula.

O diretor da unidade escolar, Marco Antônio Perpétuo de Souza, também ficou entusiasmado com a obra do Victor Hugo e conversou com o aluno sobre o jogo: “O projeto dele ficou incrível”.