Alunas da E. E. David Golia realizam apresentação em praça de Valparaíso

Como culminância das ações do “Setembro Amarelo”, dez alunas do Ensino Fundamental – Anos Finais da Escola Estadual David Golia (de Valparaíso) realizaram uma dança na praça central da cidade. Na ocasião, a gestora da unidade escolar, Sandra Cristina Rombi, cantou para os presentes. O evento foi organizado pela professora Fabiana Mamede, de Projeto de Vida. A atividade contou com a parceria do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Valparaíso.

AÇÕES

Durante este mês, foi feita explanação sobre o assunto com a psicóloga Gladys Sueli Barbosa, do CAPS, em momento formativo dos professores. Cada docente trabalhou o tema de forma diferenciada. Língua Portuguesa, com produções textuais; Projeto de Vida, a valorização da vida; Arte, com a dança. Nas aulas de Protagonismo Juvenil, houve discussão sobre o Setembro Amarelo, com roda de conversa e produção de frases motivacionais, contendo um pirulito (simbolizando o adoçar a vida).

O objetivo foi fortalecer a valorização da vida e a resolução de problemas, utilizando o protagonismo dos estudantes (iniciativa, escolhas e propostas de solução para os problemas reais).

O Clube Juvenil realizou roda de conversa e produziu fidget toys (série de brinquedos que estimulam principalmente a questão sensorial de seu usuário, por meio de toques, cores e sons), com bonecos dos minions amarelos.