Coped e Diretoria de Ensino de Araçatuba visitam EE Lídia Perri para apresentar proposta de adesão ao PEI

Na manhã desta quarta-feira (2/8), a comunidade escolar da Escola Estadual Professora Lídia Perri Barbosa, em Santo Antônio do Aracanguá, recebeu informações aprofundadas sobre o Programa de Ensino Integral (PEI). É que a unidade integra a lista de escolas previamente avaliadas com capacidade de adesão ao PEI.

O servidor Antônio Rafael da Costa, técnico da Coordenadoria Pedagógica (Coped) da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), realizou uma apresentação aos alunos, professores, funcionários, equipe gestora e pais de estudantes. Também participaram do evento, o dirigente regional de ensino de Araçatuba, Helder Macedo de Held; os supervisores de ensino Renata Valéria Villela de Oliveira Borella e Aírton Miranda P. Júnior; as Professoras Especialistas em Currículo (PEC) Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes e Juliana Lucindo Ferreira; a diretora do Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia (NIT), Sandra Valéria de Sousa Vieira, e a executiva pública Ágatha Helena de Freitas Urzedo, da Assistência Técnica da Diretoria de Ensino de Araçatuba. Todos foram muito bem acolhidos pelo Grêmio Estudantil e pelo diretor da escola, Sidnei Souza Leite.

A abertura da ação foi feita pelo dirigente Helder Macedo de Held, que explicou o motivo da reunião e o processo da proposta de adesão ao programa. “É importante que todos saibam que essa reunião é para que conheçam melhor sobre o PEI. O objetivo é que sanem possíveis dúvidas. Nada será decidido agora. A comunidade escolar vai analisar a proposta, o Conselho de Escola vai deliberar sobre ela e, aí sim, vai decidir se a E. E. Profª Lídia Perri Barbosa vai aderir ao programa ou não”, ressaltou o dirigente.

Em seguida, o técnico da Coped explanou sobre o que é o PEI, as características do programa, suas potencialidades e metodologia. Ele respondeu a perguntas feitas por alunos e mães de estudantes. Abordou sobre os benefícios do PEI para discentes e professores e sobre as exigências técnicas para que a escola possa fazer parte do programa.

OUTRAS ESCOLAS

Além da Escola Estadual Professora Lídia Perri Barbosa, também fazem parte da lista de proposta para adesão ao PEI, as escolas estaduais Coronel Francisco Prudente Corrêa, de Rubiácea, e João Batista Botelho, em Vicentinópolis (Santo Antônio do Aracanguá).

Todas as unidades deverão reunir seus conselhos de escola até a próxima sexta-feira (4/8), para que seja feita a deliberação e sejam elaborados os pareceres de adesão ou não adesão. Na sequência, os documentos deverão ser entregues à Comissão Técnica de Avaliação do PEI da Diretoria de Ensino da Região de Araçatuba. Se estiver tudo adequado, os documentos seguem para avaliação da Coped e, por fim, ao secretário-executivo da pasta da Educação, que vai homologar ou não a(s) proposta(s).