Edital de Credenciamento para atuação de docente nas Escolas de Tempo Integral – ETI

A Dirigente Regional de Ensino torna pública a abertura de cadastramento específico para o processo seletivo referente ao Projeto Escolas de Tempo Integral, aos docentes devidamente inscritos no Processo de Atribuição de Classes e Aulas para 2019 e interessados em atuar, no ano de 2019, nas Disciplinas da Parte Diversificada das Escolas de Tempo Integral desta Diretoria de Ensino, nos termos da Resolução SE 60/2017, que dispõe sobre a organização curricular do ensino fundamental, nas Escolas de Tempo Integral – ETI alterada pela Resolução SE 77, de 11-12-2018.

 

I – DAS INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser feitas, no período de 13/12 a 14/12/2018, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30, nas seguintes unidades escolares, conforme relação abaixo:

Nome da escola /Endereço/Município

1) EE Dr. Joubert de Carvalho

Rua Pará, 469 – Bairro Jardim Paulista, Araçatuba/SP

2) EE Luiz Gama

Rua Rubião Júnior, 214 – Bairro São Joaquim, Araçatuba/SP

3) EE Manoel Bento da Cruz

Rua Carlos Gomes, 732 – Bairro Higienópolis, Araçatuba/SP

4) EE Prof. Olímpio Camargo

Rua 27 de Março, 732 – Centro, Bento de Abreu/SP

 

II – DAS CONDIÇÕES

Poderão se inscrever docentes e/ou candidatos à contratação, devidamente inscritos e classificados para o processo regular de atribuição de classes/aulas 2019, na seguinte conformidade:

1) Docentes Titulares de Cargo para carga suplementar de trabalho;

2) Docentes Ocupantes de Função Atividade – Categorias P e F;

3) Docentes Categoria Os e Candidatos à contratação.

 

III – ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

1) Entrega de comprovante de inscrição/cadastro para o processo de atribuição de aulas 2019;

2) Apresentação de Currículo, com identificação das ações de formação realizadas e histórico das experiências vivenciadas e as práticas educacionais bem-sucedidas;

3) Entrevista Individual.

 

IV – DAS HABILITAÇÕES DOCENTES

Na atribuição de aulas dos componentes curriculares da Parte Diversificada das Escolas de Tempo Integral, serão observadas as seguintes habilitações/qualificações docentes:

  1. a) “Leitura e Produção de Texto” – anos finais: diploma de Licenciatura Plena em Letras e, na indisponibilidade, aluno do último ano de curso dessa licenciatura;
  2. b) “Língua Estrangeira Moderna Inglês” – diploma de Licenciatura Plena em Letras/Inglês, aluno de curso de Licenciatura Plena em Letras, preferencialmente de último ano, com habilitação na língua estrangeira objeto da docência, podendo, em caráter de absoluta excepcionalidade, ser atribuídas aulas a profissional graduado em curso de nível superior, portador de certificado de exame de proficiência linguística no idioma, quando comprovada a inexistência dos profissionais supracitados;
  3. c) “Orientação de Estudos” – anos finais: preferencialmente, diploma de Licenciatura Plena em disciplinas da área de Ciências da Natureza, ou Licenciatura Plena em disciplinas da área de Ciências Humanas, ou Licenciatura Plena em disciplinas da área de Linguagens, ou, ainda, Licenciatura Plena em Pedagogia;
  4. d) “Experiências Matemáticas” – anos finais: diploma de Licenciatura Plena em Matemática e na indisponibilidade aluno do último ano de curso dessa licenciatura;
  5. e) “Disciplinas Eletivas” – portadores de habilitação/qualificação de qualquer disciplina da Base Nacional Comum;
  6. f) “Projeto de Vida” – portadores de habilitação/qualificação de qualquer disciplina da Base Nacional Comum.

 

V – DA SELEÇÃO

Constituem-se em componentes do processo de seleção, além das habilitações/qualificações exigidas, os seguintes aspectos:

1) Análise e avaliação do currículo e da entrevista realizada;

2) Nível de atendimento ao perfil exigido pelas características e especificidades dos componentes curriculares objeto da docência;

3) Vivência das metodologias de trabalho realizado voltadas à ação-reflexão-ação, à solidariedade, ao desenvolvimento da autoestima do educando e à troca de experiências;

4) Disponibilidade para o desenvolvimento de trabalho em equipe, de forma colaborativa demonstrando interesse em:

a – participar de programas de formação continuada, inclusive via educação a distância, oferecidos pela Secretaria da Educação e por entidades conveniadas;

b –  utilizar e criar novos métodos didático-pedagógicos, por meio da Tecnologia Digital de Comunicação e Informação -TDCI.

Após a seleção e a atribuição de aulas aos docentes, em nível de unidade escolar, a equipe gestora expedirá relação nominal de todos os classificados e respectivas classes/aulas atribuídas, para ciência da Diretoria de Ensino e, quando necessário, proceder à regular atribuição do saldo de aulas.

 

VI – PERFIL DO DOCENTE

Espera-se do docente que atue nas disciplinas da parte Diversificada da Escola de Tempo Integral o seguinte perfil:

1) que tenha conhecimento da especificidade do trabalho pedagógico a ser desenvolvido na Parte Diversificada e na Escola de Tempo Integral como um todo;

2) que tenha disponibilidade para participar de programas de capacitação oferecidos pela SEE e órgãos conveniados, socializando e aplicando os novos conhecimentos adquiridos;

3) que utilize metodologias de trabalho que, respeitando a proposta pedagógica da escola, promova a inclusão, a solidariedade, a troca de experiências, a aprendizagem e contribua para a educação integral dos alunos;

4) que tenha facilidade em desenvolver trabalho em equipe;

5) que seja capaz de articular o trabalho da Parte Diversificada com as demais áreas do currículo;

6) que participe dos Conselhos de Classe, zelando pelos documentos escolares de sua competência;

7) que seja frequente às aulas de trabalho pedagógicos coletivos (ATPCs), promovidos pela escola.

 

VII – ENTREVISTA INDIVIDUAL

Será agendada entrevista individual com o candidato no dia 17/12/2018, que versará sobre o currículo e as experiências vivenciadas em educação de tempo integral. São critérios para a avaliação da entrevista:

1) Clareza na exposição;

2) Uso dos recursos da norma culta da linguagem;

3) Conteúdo pertinente à temática;

4) Postura profissional.

 

VIII – DA CLASSIFICAÇÃO

Os interessados serão classificados na ordem inversa do total de pontos obtidos através da soma: Currículo, ações de formação e experiências vivenciadas (0 – 5 pontos) + Entrevista (0 – 5 pontos). Os candidatos poderão atingir o máximo de 10 pontos.

 

IX – DA DIVULGAÇÃO DA RELAÇÃO DOS PROFESSORES SELECIONADOS POR ESCOLA

As Escolas de Tempo Integral ficarão responsáveis pela divulgação da relação dos professores selecionados, através de listas de classificação, por disciplina da Parte Diversificada que serão afixadas nas próprias escolas a fim de procederem à atribuição preliminar das aulas e posteriormente à atribuição durante o ano, quando necessária.

 

XI – DA ATRIBUIÇÃO

A atribuição das aulas das disciplinas da Parte Diversificada das Escolas de Tempo Integral objeto do presente edital obedecerá ao cronograma de atribuição de aulas estabelecido pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Educação para o ano letivo de 2019.

 

XII – DO CRONOGRAMA

1) Inscrição: de 13/12 a 14/12/2018.

2) Entrevista: 17/12/2018, conforme agendamento, do horário, na Unidade Escolar de inscrição no momento do credenciamento.

 

XIII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1) O candidato que deixar de comprovar alguma das exigências do presente edital terá sua inscrição indeferida;

2) Ao docente que se encontre com aulas da Parte Diversificada da Escola de Tempo Integral atribuídas aplicam-se as disposições da legislação específica do processo de atribuição de classes, turmas, aulas de projetos da Pasta e modalidades de ensino, bem como as da legislação referente ao processo regular de atribuição de classes e aulas;

3) O ato de inscrição implicará na aceitação, por parte do candidato, de todas as disposições do presente edital;

4) Será nulo o credenciamento de docente não inscrito para o Processo de Atribuição de Classes e Aulas para 2019;

5) Os casos omissos ao disposto no presente edital serão analisados pela equipe gestora da escola assistida pelo supervisor de ensino;

6) Novas orientações publicadas pelos órgãos centrais da SEE poderão determinar alterações no presente edital.

 

 

Araçatuba, 12 de dezembro de 2018.

 

 

Sueli Aparecida da Silva Bonfietti

Dirigente Regional de Ensino