No último dia 22 de agosto, foi realizada a culminância da Trilha da Educação Antirracista das escolas estaduais de Araçatuba (SP), Santo Antônio do Aracanguá (SP) e Vicentinópolis (SP), jurisdicionadas à Unidade Regional de Ensino (URE) de Araçatuba.
O evento ocorreu no anfiteatro da E. E. Manoel Bento da Cruz, em Araçatuba. Participaram também as escolas estaduais “Prof. Abranche José”; “Altina Moraes Sampaio”; “Prof. Arthur Leite Carrijo”; “Prof. Ary Bocuhy”; “Dr. Clóvis de Arruda Campos”; “C. H. Ezequiel Barbosa”; “Prof. Genésio de Assis”; “João Batista Botelho”; “Prof. José Arantes Terra”; “Prof. José Augusto Lopes Borges”; “José Cândido”; “Dr. Joubert de Carvalho”; “Profª Licolina Vilela Reis Alves”; “Profª Lídia Perri Barbosa”; “Luiz Gama”; “Profª Maria Apparecida Balthazar Poço”; “Profª Maria do Carmo Lélis”; “Profª Nilce Maia Souto Melo”; “Profª Purcina Elisa de Almeida”; “Profª Vaniolê Dionysio Marques Pavan”; “Prof. Vítor Antônio Trindade” e o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), assim como o Centro de Ressocialização de Araçatuba.
Durante as apresentações, o público teve a oportunidade de apreciar o talento artístico-cultural e a criatividade de nossos estudantes e professores.
Idealizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), a Trilha de Educação Antirracista busca capacitar professores e a comunidade escolar para atuarem de forma ativa no combate ao racismo. O objetivo é promover uma educação mais inclusiva e equitativa, em conformidade com as diretrizes e legislação que regem a temática no Brasil (como as leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornaram obrigatório o ensino das culturas afro-brasileira e indígena).
“Nossas escolas deram um show. Parabenizo e agradeço a cada uma das pessoas que tornaram esse evento possível”, saúda o Chefe de Departamento – Dirigente da URE Araçatuba, Marcelo Bevilaqua.