“A Websérie: Origens do Noroeste enriqueceu o trabalho em ATPCG repertoriando professores e gestores acerca de fatos históricos relatados

O projeto “Origens do Noroeste Paulista” é uma websérie documental com conteúdo de até 30 minutos dividido em 05 episódios. A distribuição será gratuita através de plataformas de compartilhamento de vídeos, como Youtube e Vimeo.

Dado o contexto histórico, pouca coisa foi registrada sobre os povos originários de nossa região. A comunidade japonesa é a que mais possui registros e amostras indígenas a serem analisados, catalogados e disponibilizados à exibição pública, com amostras de peças, fotos, documentos e artefatos preservados em instituições como a Associação Nipo-brasileira, o Museu Rintaro Takarashi e outras na cidade de Araçatuba.

As escolas E.E. Luiz Gama, E.E. Prof. Abranche José e o CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos) da Diretoria de Ensino de Araçatuba receberam o projeto em suas ATPC (Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo). A atividade contou com a exibição de parte dos vídeos da websérie: “Origens do Noroeste Paulista” além de uma Roda de Conversa com a enfermeira e assistente social indígena Luana Leite e o produtor cultural Antônio Carlos Nicolau. As atividades são contrapartidas oferecidas pelo projeto. Os encontros contribuíram de forma significativa para a reflexão sobre a importância da nossa história, assim podemos conferir pela fala das Coordenadoras:

“A Websérie: Origens do Noroeste enriqueceu o trabalho em ATPCG repertoriando professores e gestores acerca de fatos históricos relatados. A apreciação das séries e o bate papo com a indígena Luana Leite e com o produtor Antônio Carlos Nicolau trouxe para o grupo escolar um novo olhar sobre o que já foi visto e falado, porém neste contexto houve a possibilidade de escutar e refletir a partir das pesquisas e de uma integrante dos povos indígenas. O grupo de professores e coordenadores de forma espontânea e interessada participaram com entusiasmo tanto da apreciação da série quanto do bate papo compreendendo o quanto é importante a parceria e participação em ATPCG de movimentos culturais que colaboram para o processo de aprendizagem.” (Fernanda Cintra Lima – CGPG da escola Luiz Gama)

 

“O encontro que aconteceu no último dia 18 na escola CEEJA, foi enriquecedor para toda equipe pois refletimos sobre a origem da nossa história e de nossa cidade, reconhecendo através dos vídeos apresentados e da fala da palestrante Luana, a riqueza das contribuições indígenas: na natureza, agricultura e medicina. Além disso, ao olhar para as origens indígenas, somos levados a pensar sobre o apagamento cultural e a marginalização dessas populações. Esse processo crítico nos permite rever preconceitos, promover o respeito à diversidade e valorizar o direito à existência e às culturas indígenas que, apesar de tantas adversidades, continuam vivas e resistentes.” (Fernanda Oliva Martin CGP – CGP da escola CEEJA Araçatuba)