Parceria entre Diretoria de Ensino e Fundação Raízen beneficia mais de 230 alunos

A Diretoria de Ensino – Região Araçatuba reiterou parceria com a Fundação Raízen, que beneficia mais de 230 alunos das escolas estaduais “Professor Aimone Sala” e “Professor Waldemar Queiroz” (ambas de Guararapes), “Coronel Francisco Prudente Corrêa” (de Rubiácea), “Arlinda Pessoa Morbeck” e “Vicente Barbosa” (ambas de Valparaíso). Os estudantes têm idade entre 14 e 16 anos (faixa etária com a maior taxa de evasão escolar).

A Fundação Raízen é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, localizada em Valparaíso e em mais seis municípios: Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Ipaussu, Jaú, Piracicaba e Jataí (Goiás). Ela elaborou uma tecnologia social que visa impulsionar jovens em vulnerabilidade social para que se descubram profissionalmente e protagonizem suas vidas.

A nova turma de estudantes iniciou as atividades na Fundação Raízen no dia 2/3. As ações estão sendo realizadas nos períodos da manhã e da tarde, sempre no contraturno escolar dos alunos.

CONTEÚDO

São trabalhadas as competências: Autoconhecimento, Protagonismo, Comunicação Plena e Cidadania. Os jovens deverão passar pelos processos de observação, compreensão e ação. As experiências formativas são lúdicas, criativas, reflexivas e contemplativas.

Em um período de 12 meses, os jovens cursarão três módulos. No primeiro, “Quem Sou Eu?”, eles vão se olhar de forma diferente, reconhecendo sua história, o que gostam e não gostam de fazer, seus sonhos. Vão ter informações sobre seus direitos e deveres, entre outros. No fim, farão um vídeo para se apresentar para os colegas e educadoras.

O tema do segundo módulo é “Quais são meus sonhos?”. Nesse momento, os alunos vão refletir sobre suas habilidades e competências. Irão conhecer as trilhas de carreiras: Empreendedorismo, Ensino Técnico e Ensino Superior, para entender melhor as possibilidades de escolha. A importância do ser para ter. O valor do trabalho e da dignidade. Há um processo de mapa mental para organizar e facilitar a compreensão. No final deste módulo, eles apresentam os seus sonhos e como pensam realizá-los.

No terceiro módulo, os estudantes vão mergulhar em pesquisas das trilhas, mapear a região, conhecer lugares e pessoas, traçar seus planos. Vão construir um plano real. Terão contato com universidades públicas e privadas, ETEC, Senac, Senai, Sebrae, entre outros. Vão mapear todas as possibilidades que nossa região oferece, os cursos, horários, vestibulares, valores, bolsas estudantis, tudo que será necessário para a construção do seu plano. Nesta fase, eles tiram a Carteira de Trabalho e iniciam o processo de mentoria com colaboradores voluntários da Raízen. Ao final, eles apresentam o plano criado para realizar o seu sonho.

HISTÓRICO

O projeto existe desde o início do ano passado. A primeira turma conta com 103 alunos, que deverão concluir as atividades em julho de 2020. Antes, a cosseleção era feita apenas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do período da manhã, para participarem de ações somente no período da tarde. Agora, com a chegada de mais de 130 jovens, totalizando 233, o atendimento é realizado nos períodos da manhã e da tarde. Também houve adaptação no tempo do projeto de 18 para 12 meses. A Raízen avaliou que essa adaptação favorecerá a transformação dos jovens, possibilitando a entrada em cursos técnicos e dando início à sua caminhada profissional.