Escolas realizam Acolhimento e ‘Nilce Maia’ inova com personagens dos quadrinhos

Texto e edição: Ágatha Urzedo

Fotos: Arquivo da unidade escolar

 

As 33 escolas estaduais jurisdicionadas à Diretoria de Ensino – Região Araçatuba realizaram, em 3/2 (primeiro dia de aula), o Acolhimento, componente do Inova Educação. O objetivo foi dar as boas-vindas aos estudantes e às equipes docente e gestora, integrando-os entre si, com a escola e funcionários.

Na Escola Estadual Professora Nilce Maia Souto Melo, em Araçatuba, o Grêmio Estudantil apresentou dois famosos personagens das histórias em quadrinhos e do cinema: o Homem-Aranha e o Máskara. “Os próprios alunos tiveram a ideia e vieram fantasiados. Isso tornou o Acolhimento ainda mais divertido. Foi muito bacana”, destaca o professor coordenador, Rodolfo Ribeiro Chiccoli.

Os alunos foram estimulados a refletir sobre o seu Projeto de Vida, um dos três novos componentes da matriz curricular, que também conta com Tecnologia e Inovação e Eletivas. Seguindo as orientações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foram promovidas dinâmicas em grupo, como a Escalada dos Sonhos. “Nessa atividade, os alunos colocaram, no topo da ‘montanha’, o seu sonho, o seu projeto de vida. Assim, ao longo do ciclo escolar, eles buscarão atingir as metas para alcançar seus sonhos e concretizar seu projeto de vida”, conta Rodolfo, “foi um ponto inicial para os professores de Projeto de Vida e Eletivas criarem projetos a serem desenvolvidos em cima dos sonhos e metas dos estudantes, em conjunto com as demais disciplinas do Currículo Paulista. A partir dessas atividades, os alunos focarão nos estudos e aprenderão a ser solidários, competentes e protagonistas”.

De acordo com ele, durante o Acolhimento foram realizadas todas as etapas propostas pela Seduc e repassadas em uma orientação técnica ministrada na Diretoria de Ensino a todos os professores coordenadores das escolas. Assim sendo, ocorreram também dinâmicas como a da Vassoura, Quebrando o Gelo, Contrato de Convivência, Espalhando Valores e Carta para Alguém Especial.

Atendendo à sugestão do professor de História Wagner Luiz da Silva, foi aplicada aos alunos do Ensino Médio a dinâmica Desatando o Nó, que trabalhou a empatia e refletiu sobre como lidar com as adversidades que encontramos na vida.