Escolas estaduais da Diretoria de Araçatuba realizam ações de prevenção ao Coronavírus

Texto: Ágatha Urzedo

Fotos: Arquivo das escolas

 

Durante a semana de 2 a 6 de março, as escolas estaduais jurisdicionadas à Diretoria de Ensino – Região Araçatuba realizaram atividades de prevenção ao Coronavírus – Covid 19. Elas seguiram documento orientador enviado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) e site de materiais de referência para a preparação do Dia D.

As unidades escolares abordaram sobre o que é o Coronavírus, os sintomas, as maneiras de prevenir a doença, a forma correta de fazer a higienização, esclarecimento das principais dúvidas, entre outras diversas iniciativas. Abaixo, alguns exemplos das ações que foram realizadas.

A E. E. Conjunto Habitacional Ezequiel Barbosa, de Araçatuba, estimulou rodas de conversas e produção de cartazes.

A E. E. Doutor Joubert de Carvalho, de Araçatuba, também fez rodas de conversa, elaborou cartazes e a dinâmica “Fato x Fake”, apresentando um vídeo do médico Dráuzio Varella, entre outras ações.

Na E. E. João Arruda Brasil, de Guararapes, tiveram rodas de conversa com leitura de infográficos, confecção de adesivos, produção de álcool gel 70%, criação de mural com medidas de prevenção, simulação da importância da higienização das mãos e apresentação de slides sobre o guia enviado pela Seduc.

A E. E. Prof. Abranche José, de Araçatuba, fez demonstração do uso correto de lenço descartável, do álcool em gel, de como espirrar e da assepsia das mãos.

A E. E. Profª Maria Apparecida Balthazar Poço, de Araçatuba, exibiu vídeos informativos e ministrou aulas práticas.

A E. E. Profª Nilce Maia Souto Melo, de Araçatuba, contemplou os alunos do Ensino Médio com palestra da sanitarista Mariela Fonseca Toscano, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família sob Gestão da Organização Social de Saúde Associação Mahatma Gandhi.

Na E. E. Profª Purcina Elisa de Almeida, de Araçatuba, foi realizada palestra com a enfermeira Cláudia Momoi Nakahara Sejimo, com o educador físico Leandro Tolentino e com a dentista Gabriela Peres Teruel.

A E. E. Profª Vaniolê Dionysio Marques Pavan, de Araçatuba, analisou gráficos com o crescente número de vítimas do Covid 19 dia após dia.

A E. E. Vicente Barbosa, de Valparaíso, promoveu trabalhos em sala de aula e pesquisas extraclasses. Na classe, já com material pronto, foram formados grupos produtivos que socializaram informações. A professora de Ciências Bruna Milani, por exemplo, colou bexigas na lousa com perguntas sobre o assunto e foi comentando sobre elas. No final, a docente fez um desafio, propondo aos alunos que respondessem como higienizar as mãos de maneira correta, explicando a importância da utilização do álcool em gel volume 70.