E. E. Prof. Olímpio Camargo realiza com sucesso o projeto #sarauemcasa#

Edição de texto: Ágatha Urzedo

Imagens: Arquivo da escola

Como forma de prestar homenagem às mães, a Escola Estadual Professor Olímpio Camargo, em Bento de Abreu, promove o “Sarau Literário” há oito anos. O evento apresenta os diversos talentos dos alunos. “Já se tornou tradição. A cada ano, trabalhamos um tema. O sarau movimenta toda a escola e a comunidade”, explica a professora coordenadora da unidade escolar, Hélia Pessoa do Amaral.

Com o surgimento da pandemia do Coronavírus e as determinações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do governo estadual de se estabelecer a quarentena, foi preciso encontrar uma forma diferenciada de realizar o evento e dar continuidade a essa cultura.

Assim, a professora de Língua Portuguesa Luzia F. Berti da Silva lançou o desafio nos grupos de WhatsApp dos alunos (usados para enviar roteiros de estudos, orientações e recados) para que o sarau fosse feito à distância, de forma virtual. Foi disponibilizado o poema “Todas as Vidas”, de Cora Coralina, que inspirou a produção dos alunos, textos e outras poesias para a apresentação.

Com o incentivo dos gestores, dos demais professores e das famílias, o sarau foi ganhando forma. Inspirados nas lives, os participantes denominaram o “VIII Sarau Literário” de I #sarauemcasa#.

Os ensaios ocorreram por meio de vídeos enviados e avaliados pela professora Luzia. Depois, os estudantes gravaram o definitivo. O projeto contou com a participação dos alunos do Ensino Fundamental do Programa de Ensino Integral (PEI) e do Ensino Médio (veja os nomes abaixo, na ficha técnica).

A edição foi feita pelo colaborador Felipe Nelson da Costa Silva. Ele publicou o vídeo no YouTube e disponibilizou o link (assista aqui https://youtu.be/_ik5ucMiUEw) que foi compartilhado por toda a equipe da escola. “O resultado foi gratificante”, garante a coordenadora.

Produção e roteiro das professoras:

Luzia de Fátima Berti da Silva (Língua Portuguesa – Ensino Fundamental PEI);

Laís Berti da Silva (Língua Portuguesa – Ensino Médio Regular Noturno);

Felipe Plagliuca (História);

Houve a participação das demais disciplinas.

Alunos do Ensino Fundamental (PEI):

Eloísa da Silva Gonçalves (6º Ano);

Ana Beatriz Pedroso Pelegrino (6º Ano);

Rafaela Soares de Freitas (9º Ano);

Lívia de Oliveira Xavier dos Santos (7º Ano).

Alunos do Ensino Médio Regular Noturno:

Beatriz Ferreira Vieira (2ª Série);

Jaqueline Bento de Souza (3ª Série);

Taísa Rocinholli de Castro (3ª Série);

Thaíssa Nunes Rafael Brasílio (3ª Série);

Thalis Henrique dos Santos Eduardo (3ª Série);

Rayne Aparecida Balieiro de Oliveira (3ª Série).

Mães e avó de alunos:

Anália Rodrigues da Silva;

Valdinea Nunes Rafael Brasílio;

Adriana dos Santos Eduardo;

Odete Aparecida da Silva;

Simone Lopes Soares;

Elisângela dos Santos Souza Teixeira.

Edição:

Felipe Nelson da Costa Silva