E. E. José Cândido completa 85 anos em Araçatuba e o Facebook fica repleto de homenagens

Texto e edição: Ágatha Urzedo

Fotos: arquivo da escola

 

No dia 25 de maio, foi celebrado o aniversário da Escola Estadual José Cândido, de Araçatuba. Por conta do atual momento, os festejos pelas oito décadas e meia de fundação ocorreram de forma diferenciada. “Não entoamos o Hino Nacional, nem prestamos homenagens ao nosso patrono, José Cândido. Nossa comemoração foi realizada em duas etapas, por meio do Facebook”, destaca a diretora da unidade escolar, Ana Luísa Horta Ayres Pinheiro.

A gestora conta que gravou um vídeo convidando alunos, professores, funcionários e toda a comunidade para acessarem o Facebook da escola durante toda a semana, pois seriam realizadas postagens de pessoas que passaram pela instituição, relatando a importância da E. E. José Cândido nas vidas delas.

Depois, no dia do aniversário, foi a vez de a equipe gestora prestar uma bela homenagem à escola, agora no grupo “Memórias de Araçatuba”, no Facebook. Até a tarde de quinta-feira (28/5), a página possuía 30.315 membros. A postagem está tendo um grande número de visualizações. “Recebemos, e ainda estamos recebendo, muitos comentários de reconhecimento e valorização direcionados à nossa escola. Muita gente reagiu com curtidas e ‘amei’. As postagens ressaltaram que ainda mantemos a tradição de ser uma escola de referência de ensino de qualidade na nossa cidade”, ressalta a diretora.

Ana Luísa explica que a ideia de postar a homenagem no grupo ‘Memórias de Araçatuba’ surgiu por conta de muitas pessoas postarem sobre a escola. Sendo uma delas destinada à história da criação da unidade, com informações sobre o patrono, José Cândido. “Como houve muitos comentários, resolvemos homenagear os que exaltaram a nossa escola com a publicação citada. Ficamos muito honrados e orgulhosos com os comentários”, garante a gestora.

HISTÓRICO

De acordo com uma matéria publicada no jornal “Folha da Região”, em 2005, quando do aniversário de 70 anos da unidade, a jornalista Fernanda Mariano informou que “a escola estadual José Cândido foi o segundo grupo escolar instalado em Araçatuba. Ele começou a funcionar num sobrado da rua Nove de Julho e passou por diversos outros prédios depois disso.

A primeira turma da escola formou 463 alunos. De maio de 1937 a novembro de 1939 passou a funcionar no antigo Ginásio do Estado, cujo prédio foi demolido para dar lugar ao instituto de educação Manoel Bento da Cruz.

De lá, o José Cândido mudou para o prédio da Faculdade de comércio D. Pedro Segundo, onde funcionou de fevereiro a dezembro de 1940. A escola foi transferida em julho de 1947 para o prédio em que continua atendendo aos alunos até hoje. A inauguração aconteceu em 13 de agosto de 1947 pelo então governador do estado, Adhemar Pereira de Barros.

O nome da escola foi uma homenagem a José Cândido Teixeira, um dos pioneiros em Araçatuba, ‘que contribuiu para o apaziguamento dos caingangues’, como diz nos documentos da instituição”.