Diretoria de Ensino de Araçatuba realiza mais uma Noite do Oscar

Texto: Ágatha Urzedo

Fotos: Divulgação

A Diretoria de Ensino – Região de Araçatuba promoveu, na noite desta quarta-feira (4/12), a tradicional Noite do Oscar. O evento, realizado no Unisalesiano de Araçatuba, lançou o livro Escrevendo o Futuro – Respeito à diversidade, de autoria dos alunos das nossas escolas estaduais. Os gêneros propostos foram os mesmos da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro: poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião, além de desenho. “Assim, temos um livro coletivo, com autores de idade entre 11 e 18 anos. O objetivo é refletir sobre os temas, promover a leitura e a escrita e motivar nossos alunos a participarem dos projetos pedagógicos, com reconhecimento perante a comunidade escolar”, explica Edilene Bachega Viveiros, professora coordenadora de Língua Portuguesa do Núcleo Pedagógico da DE.

Também foram feitas homenagens aos alunos que se destacaram nos projetos e concursos da Secretaria de Estado da Educação e os idealizados pela própria Diretoria de Ensino de Araçatuba, incluindo o Oscar da Prevenção, que é um concurso regional de curtas com o tema Respeito à Diversidade. Esses vídeos tiveram inspiração em obra literária e fizeram parte do projeto Prevenção Também Se Ensina. Receberam premiação as dez melhores produções. O evento apresentou os três vídeos finalistas do Oscar da Prevenção: em terceiro lugar, o da E. E. Profª Purcina Elisa de Almeida; em segundo, o da E. E. C. H. Ezequiel Barbosa; em primeiro, o da E. E. Prof. Jorge Corrêa.

Estiverem presentes: a dirigente regional de ensino, Fátima Regina Preti; o reitor do Unisalesiano, padre Luigi Favero; o senhor Paulo Belúcio, da Receita Federal; supervisores de ensino; a diretora e professores coordenadores do Núcleo Pedagógico da DE; diretores e vices de escolas, assim como professores, alunos e pais de Araçatuba, Guararapes, Santo Antônio do Aracanguá, Bento de Abreu, Rubiácea e Valparaíso. Juntos, somaram um público de quase 800 pessoas.

“Trata-se de um evento belíssimo, porque é a culminância da valorização dos esforços, dos talentos e das conquistas dos nossos alunos e, consequentemente, das nossas escolas. Por isso, agradeço imensamente aos organizadores da Noite do Oscar, assim como às equipes gestoras, professores e, claro, aos alunos pelo empenho e desempenho”, ressalta a dirigente Regina Preti.

TRAJETÓRIA

A Noite do Oscar surgiu em 2011, com a necessidade de divulgar os projetos e homenagear os alunos, a fim de promover a participação da sociedade e seu reconhecimento das produções e potencialidades de nossos estudantes.